domingo, 14 de setembro de 2014

Santa Cruz, ressuscitar e viver no amor


Irmãos e irmãs,
Este Santo Domingo, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, convida-nos a contemplar a cruz de Jesus. Ela é a expressão suprema do amor de um Deus que veio ao nosso encontro, que aceitou partilhar a nossa humanidade, que quis fazer-se servo dos homens, que se deixou matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. Oferecendo a sua vida na cruz, em dom de amor, Jesus indicou-nos o caminho para chegar à vida plena.

A primeira leitura fala-nos de um Deus que nunca abandona o seu Povo em caminhada e que está sempre lá, ajudando-o a perceber o sem sentido das suas opções erradas e convidando-o continuamente a nunca parar nessa busca da vida e da verdadeira liberdade. A serpente de bronze levantada sobre um poste, através da qual Deus dá vida ao seu Povo e o protege das forças destruidoras que ele enfrenta ao longo da sua peregrinação pelo deserto, traduz a vontade de Deus em dar vida; e é, por outro lado, um símbolo dessa força salvífica que se derrama da cruz de Cristo, o homem levantado ao alto para dar vida a todo o mundo. Deus ama-nos e vem todos os dias ao nosso encontro para nos oferecer o seu amor e a sua vida. Assim, precisamos estar permanentemente atentos a este Deus que nos desafia, que nos educa, que nos indica o caminho.

Na segunda leitura, Paulo apresenta aos crentes de Filipos uma leitura da encarnação de Cristo. Jesus, o Filho amado de Deus, prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher o caminho da obediência ao Pai e do serviço, até ao dom da vida. A cruz é a expressão máxima deste caminho e desta opção. É este mesmo caminho de vida que os que creem de todas as épocas e lugares são convidados a acolher e a percorrer.
Paulo tem consciência de que está a pedir aos seus cristãos algo realmente difícil; mas é algo que é fundamental, à luz do exemplo de Cristo. Também a nós é pedido, neste dia em que somos convidados a contemplar a cruz de Cristo, um passo em frente no difícil caminho da humildade, do serviço, do amor... O exemplo de Cristo garante-nos que o caminho da cruz, da entrega, do dom da vida não é um caminho de "perdedores" e de fracassados, o caminho do dom da vida, conduz ao sepulcro vazio da manhã de Páscoa, à ressurreição. É um caminho que garante a vitória e a vida plena.

No Evangelho, João recorda-nos que Deus nos amou de tal forma, que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna. Convida-nos a olhar para a cruz de Jesus, a aprender com ele a lição do amor total, a percorrer com ele o caminho da entrega e do dom da vida. É este o caminho da salvação, da vida em abundância.
No texto que nos é proposto, Jesus começa por explicar a Nicodemos que o messias tem de "ser levantado ao alto", como "Moisés levantou a serpente" no deserto. A imagem do "levantamento" de Jesus refere-se, naturalmente, à cruz, passo necessário para chegar à exaltação, à vida definitiva. É aí que Jesus manifesta o teu amor e que indica a homens e mulheres o caminho que eles devem percorrer para alcançar a salvação, a vida plena.
Assim, é sugerido a todos (as) que acreditem no "Filho do Homem" levantado na cruz, para que não pereçam mas tenham a vida eterna. "Acreditar" no "Filho do Homem", significa aderir a ele e à sua proposta de vida; significa aprender a lição do amor e fazer, como Jesus, dom total da própria vida a Deus e aos irmãos. É desta forma que se chega à "vida eterna".
Depois destas afirmações gerais, o autor do Quarto Evangelho vai entrar em afirmações mais detalhadas. O que é que significa, exatamente, a cruz de Jesus? Como é que a cruz gera vida definitiva para o homem?
Jesus, o "Filho único" enviado pelo Pai ao encontro da humanidade para trazer a vida definitiva, é o grande dom do amor de Deus. A expressão "Filho único" evoca, provavelmente, o "sacrifício de Isaac": Deus comporta-se como Abraão, que foi capaz de desprender-se do próprio filho por amor, no caso de Abraão, amor a Deus; no caso de Deus, amor aos homens... Jesus, o "Filho único" de Deus, veio ao mundo para cumprir os planos do Pai em favor de homens e mulheres. Para isto, encarnou na nossa história humana, correu o risco de assumir a nossa fragilidade, partilhou a nossa humanidade; e, como consequência de uma vida “gasta” a lutar contra as forças das trevas e da morte que nos escravizam, foi preso, torturado e morto numa cruz. A cruz é o último ato de uma vida vivida no amor, na doação, na entrega. A cruz é, portanto, a expressão suprema do amor de Deus. Ela dá-nos a dimensão do incomensurável amor de Deus por essa humanidade a quem ele quer oferecer a salvação. Ao enviar ao mundo o seu "Filho único", o messias não veio com uma missão judicial, nem veio excluir ninguém da salvação. Pelo contrário, ele veio oferecer a todos (as) a vida definitiva, ensinando-os a amar sem medida e dando-lhes o Espírito que os transforma.
Reparemos neste fato notável, Deus não enviou o seu Filho único ao encontro de pessoas perfeitas e santas; mas enviou o seu Filho único ao encontro de pecadores, a fim de lhes apresentar uma nova proposta de vida... E foi o amor de Jesus, bem como, o Espírito que Jesus deixou, que transformou estas pessoas e os inseriu numa dinâmica de vida nova e plena. Portanto, porque amava a humanidade, Deus enviou o seu Filho único ao mundo com uma proposta de salvação. Esta oferta nunca foi retirada; continua aberta e à espera de resposta. Diante da oferta de Deus, podemos escolher a vida eterna, ou pode excluir-se da salvação.
Desta forma, o Evangelho deste Domingo convida-nos a contemplar, com João, esta incrível história de amor pleno e incondicional, de Deus para com a humanidade, o amor de Deus traduz-se na oferta de vida plena e definitiva. E neste texto, João define claramente o caminho que devemos seguir para chegar à vida eterna: trata-se de "acreditar" em Jesus. "Acreditar" em Jesus, não é uma mera adesão intelectual ou teórica a certas verdades da fé; mas é escutar Jesus, acolher a sua mensagem e os seus valores, segui-lo nesse difícil caminho do amor e da entrega ao Pai e aos irmãos. Passa pelo ser capaz de ultrapassar a indiferença, o comodismo, os projetos pessoais e pelo empenho em concretizar, no dia a dia da vida, os apelos e os desafios de Deus; passa por despir o egoísmo, o orgulho, a autossuficiência, os preconceitos, para realizar gestos concretos de dom, de entrega, de serviço que tragam alegria, vida e esperança aos irmãos que caminham lado a lado conosco. Assim, a liturgia da Festa da Exaltação da Santa Cruz convida-nos a percorrer, com Jesus, esse caminho de amor, de dom, de entrega total que ele percorre, pois, celebrar a Santa Cruz é um convite a ressuscitar e viver no amor. Assim seja! Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!