sábado, 4 de agosto de 2012

O Concílio e a Educação


O Concílio Ecumênico Vaticano II não poderia esquecer a educação, pois a Igreja sempre foi considerada a grande mestra da vida. À luz da palavra de Deus ela construiu sua pedagogia, porque evangelização e educação caminham de mãos dadas na formação do ser humano. A declaração Gravissimum Educationis, o legado do concílio para essa necessidade da vida humana, assim se inicia: O sagrado concílio ecumênico considera atentamente a importância capital a educação para a vida do homem e sua influência sempre maior sobre o progresso social da nossa época.
No obstante, fraquezas e limitações fazerem parte da natureza humana, Jesus convocou seus seguidores à perfeição, dando-lhes como referência a perfeição do Pai: Sede Perfeitos, como o Pai Celestial é Perfeito. A caminhada  entre as imperfeições humanas e a perfeição divina é uma aprendizagem de toda a vida, efetivada exatamente pela educação, auxiliada pela Graça de Deus. Daí ser ela considerada um direito universal. Está no documento: Os homens todos de qualquer raça, condição e idade, em virtude da dignidade de sua pessoa, gozam do direito inalienável à educação que corresponda à sua finalidade à índole, à diferença de sexo, e se acomode à cultura e as tradições nacionais e, ao mesmo tempo, se abra a convivência fraterna com outros povos, favorecendo a união verdadeira e a paz na terra. Neste parágrafo está claro que a educação não é um favor prestado, porém um dever da família, da sociedade e da Igreja para uma formação humana completa.
Mais adiante, a Gravissimum Educationis se volta mais para o povo de Deus, sublinhando: Todos os Cristãos que, pela regeneração da água e do Espírito Santo, se tornaram nova criatura e são chamados filhos de Deus tem direito à educação cristã.
O espaço de Liturgia Diária deste mês de julho só permite esta abordagem sumária sobre o referido documento, cuja importância e qualidade o fazem merecedor de uma leitura integral de qualquer um de nós, porque na verdade todos somos educadores.


Dom Geraldo Majella Agnelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!