sábado, 19 de março de 2011

Tansfiguração: ato de conversão


Queridos Irmãos e irmãs,
Neste Santo Domingo somos convidados subir a montanha com Jesus e seus discípulos para fazermos a experiência da intimidade com Ele, percebendo a visão de sua glória e nos comprometendo em anunciar a sua Palavra rumo a páscoa de Jesus que nos liberta.

Irmãos e irmãos,
A primeira afirmação da nossa fé, em relação aos homens, é que Deus nos chama para sermos o seu Povo. Este chamamento está já nas origens, mas houve depois, ao longo da história da salvação, momentos significativos, e, destes, o primeiro e bem significativo foi, sem dúvida, o chamamento de Abraão. Abraão desejava ter descendência e terra, e Deus vai ao seu encontro com a promessa de torná-lo um grande povo e uma bênção para todas as famílias do mundo. A história de Abraão está intrinsecamente ligada à história de toda a humanidade, pois, surge o embrião de um povo que terá a missão de trazer a benção de Deus para todas as nações da terra.
É a partir de Abraão que aparece, no meio de todos os outros povos, o Povo de Deus. O caminho começa pela fé: Abrão atende o chamado divino e aceita o risco sem ressalvas, com confiança. Com ele o Senhor faz Aliança e a ele entrega a grande promessa, de que nele serão abençoados todos os povos da Terra, promessa que se há de realizar plenamente no Descendente de Abraão, Jesus Cristo.
E hoje como cristãos e cidadãos, o que fazemos para que todos tenham terra, emprego e vida? O que pensar e o que fazer diante de decisões que impedem ao povo o acesso à terra, ao emprego e à vida?

Caríssimos irmãos e irmãs,
A vocação cristã é dom gratuito de participação no projeto de Deus: projeto de salvação feita desde a eternidade, manifesto em Jesus Cristo e entregue pelo anúncio do Evangelho. Por Ele se renova a Aliança entre Deus e os homens, temos a garantia da vida e da imortalidade. É esta a fé da Igreja desde o princípio, como o Apóstolo o atesta.
Com isso, Paulo estimula-nos a reviver o dom que recebemos para continuar a missão em testemunhar o Evangelho, e isso pode levar ao mesmo destino que Jesus: sofrimento e morte. Assim, Paulo representa figura do agente de pastoral perseguido e condenando, porém cheio de convicções e coragem. Isso ajuda-nos a entender melhor a força e o compromisso das lideranças comunitárias na transformação de nossa sociedade.

Amados irmãos e irmãs,

Mateus revela-nos Jesus, em meio a seu ministério, que leva os discípulos para dar-lhes uma antecipação de sua glória, última. A tradição identifica como o monte Tabor. A montanha é no Antigo Testamento lugar das revelações divinas. Pedro, Tiago e João são os mesmos que Jesus escolheu para estar perto dele na agonia do Jardim das Oliveiras.
A transfiguração é sinal da ressurreição, a sociedade não conseguirá deter a pessoa e a atividade de Jesus que irá continuar através da ação de seus discípulos. A Transfiguração é a revelação antecipada de Cristo glorioso, como a sua Ressurreição, no fim da Quaresma. A voz de Deus mostra que, Jesus é a autoridade. Todos os que ouvem o convite de Deus e seguem a Jesus, começam desde já a participar da sua vitória final, quando ressuscitarão com ele. Em Cristo transfigurado se antevê, a vida e a imortalidade a que somos chamados, reconhecemos a glória do Filho de Deus que se revela em nós próprios e tomamos coragem para subirmos, ao longo da Quaresma, até à transfiguração pascal, que Deus dará a quem escutar e seguir o seu Filho.

Irmãos e irmãs,
O rosto de Jesus resplandesce e as vestes ficaram brancas com luz, lembramos que Moisés refletia seu rosto brilhante – a luz de Deus – quando desceu do monte com as tábuas da Lei. Jesus brilha com luz própria, de Deus, que revela o seu ser mais íntimo. Jesus testemunha que é o Filho único do Pai. Traz Moisés e Elias nesta apresentação para os discípulos que representam o Antigo Testamento, a Lei e os profetas. A frase de Pedro: “Que bom estarmos aqui”, deixa a entender que ele queria prolongar a felicidade de um momento privilegiado. A Nuvem luminosa lembra o Êxodo: Deus acompanhava o povo. A voz do Pai: “Este é o meu Filho amado, que me dá muita alegria. Escutem o que ele diz!”, como no Batismo de Jesus. Escutar é obedecer, é por no coração, é estar com Ele no monte, assumindo Jesus em nossa caminhada. A voz celestial ordena escutar a Jesus e os discípulos caem por terra para simbolizar a atitude reverente ao mestre. Jesus toca os discípulos e diz: “Levantem-se, não tenham medo”. Não contem a ninguém: Até que o Filho de Deus tenha sido glorificado. Filho do Homem: título que Jesus usava para si mesmo como o escolhido de Deus para ser o Salvador. Esse título se refere à condição humilde de Jesus e também à sua futura glória.
A transfiguração de Jesus se realizou numa situação de oração, recorda o evangelho: "Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu ao monte para rezar". Assim somos para vivermos essa comunhão com Cristo. Comunhão de vida. É preciso comunhão na oração.
A Quaresma convida-nos a transfigurar-nos em nossa vida. A Transfiguração do Senhor nos leva a um diálogo com Cristo e com seus discípulos, colocando em harmonia com o Senhor o nosso pensamento, o nosso espírito, a nossa vida. Assim com a ajuda do apóstolo Paulo descobrimos que o episódio evangélico da Transfiguração não nos é estranho, mas nos diz respeito pessoalmente, pois, seremos renovados no Senhor, mas de nossa parte devemos tornar possível a transfiguração.
Na Transfiguração a Trindade inteira se manifesta: o Pai, na voz; o Filho, no homem; o Espírito, na nuvem clara. E Jesus mostra sua glória divina, confirmando, assim, a confissão de Pedro: “o Filho de Deus vivo”. Mostra também que, para entrar em sua glória deve passar pela Cruz.
Para converter-se é preciso transfigurar, tornando-nos luz para aqueles que nos vêem, assim Anjos de Resgate nos ensina:
“O maior ato de amor. Dar a Vida e nos salvar...renovará o sacrifício no altar. Eu te adoro meu Senhor. Dou-te graças e louvor. Dá-me a graça de no céu ou quando voltar. Tua face contemplar. Cantando Glória.”.
Jesus mostra, mediante a transfiguração, a plena realização daquilo que Deus planejou para o ser humano. Escutar o Filho amado é, neste tempo de Quaresma, criar espaço para que o clamor de tantos seres humanos seja atendido, trazendo para as nossas famílias e comunidades o sentido de cuidar da vida e do Planeta com ações como: a separação do lixo, separar óleo usado, articular coleta seletiva no bairro, dentre outras. Assim seja! Amém.

2 comentários:

  1. Olá, Joel
    Estou a sentir a Vontade de Deus em me levar ao Tabor...
    Um excelente sábado azul pra vc... cheio de bênçãos!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  2. Saudades inquietas.
    Não consigo deixar de ser triste...

    ResponderExcluir

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!