domingo, 8 de dezembro de 2013

Maria, a Imaculada...

Celebramos hoje a solenidade da Imaculada Conceição; o mistério da Imaculada indica que Maria, desde o primeiro momento da sua concepção foi preservada da herança do pecado original. Foi libertada porque estava desde sempre destinada a ser a Mãe de Cristo Redentor. Daqui a nove meses, em 8 de Setembro de 2014, celebraremos o seu nascimento.
Trata-se de um privilégio singularíssimo de Nossa Senhora: podemos dizer que é o fruto mais belo da obra redentora de Jesus Cristo. Maria é a nossa mãe, a Cheia de Graça: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo. Bendita és Tu, entre as mulheres”. Na mensagem do Arcanjo Gabriel a Maria, Ela é saudada como a “cheia de graça”. Maria Imaculada é a obra mais perfeita saída das mãos de Deus. N’Ela se esmerou a Trindade Beatíssima: Filha predileta de Deus Pai, Mãe de Deus Filho, Esposa puríssima de Deus Espírito Santo. Mais que Ela só Deus…
O texto do profeta Isaías (Is 61,10) exprime bem o que foi este privilégio para Maria: “Exulto de alegria no Senhor, e minha alma rejubila no meu Deus; pois com a veste de salvação me revestiu, e com o manto da justiça me envolveu, qual esposa adornada de suas joias”. A graça e a santidade precederam em Maria o momento em que foi concebida. Todos os homens são redimidos depois de terem sido contaminados pelo pecado, ao menos pelo pecado original. Cristo redimiu Aquela que tinha sido escolhida para Sua Mãe, preservando-a imune do mesmo pecado original. Deste modo, Maria veio ao mundo Imaculada e em momento algum da sua existência terrena o pecado pôde manchar a sua alma. Por isso, Ele é toda santa de modo muito mais sublime que os outros santos, os quais, também eles devem a sua santidade à obra da Redenção.
A Imaculada Conceição foi um fruto antecipado da redenção realizada por Jesus, o seu Filho. E o fato de ela ter sido isenta do pecado, já na sua concepção, mostra que a força da graça redentora supera infinitamente a força do pecado. “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5,20. “Quando eram escravos do pecado, praticavam ações das quais hoje vos envergonhais. Agora, porém, libertados do pecado e como servos de Deus, produzis frutos para a vossa santificação, tendo como meta a vida eterna. Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna no Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6,20-23). Antes, quando reinava o pecado, o carro estava na frente dos bois, e dava tudo errado. Cristo veio, colocou os bois na frente do carro, e na direção certa, que é a nossa felicidade.
Deus realizou plenamente a redenção na Mãe do seu Filho, para nos mostrar o que ele quer de todos nós. Ela se tornou assim a estrela da esperança, que nos anima a sempre nos levantar a caminhar
Para deter os males desta hora e facilitar o regresso da humanidade pecadora às fontes da verdadeira felicidade, como sinal supremo do seu amor infinito, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. É vontade manifesta de Deus que Maria esteja presente na nossa vida, nas nossas casas, nas nossas famílias, nos ambientes de trabalho e diversão, nos nossos campos, nas nossas aldeias e cidades, nas nossas alegrias e nas nossas tristezas, como Mãe que consola os seus filhos. A nossa vida não será do agrado de Deus se nela faltar a devoção a Maria. Tal como nas Bodas de Caná da Galileia, Ela quer marcar presença nas nossas vidas, sempre atenta às nossas necessidades espirituais e temporais, oferecendo-nos o “leite das suas consolações, a paz de seu Filho Jesus, a graça da conversão.
Por intermédio do Coração Imaculado de Maria, o Senhor vem ao nosso encontro com graças inumeráveis de cura e de conversão, com torrentes caudalosas de paz e de conforto. O Coração Imaculado de Maria, tal como foi para a Lúcia, vidente de Fátima, será também para nós “o caminho que nos levará até Deus”. A quem abraçar esta devoção ao Seu Imaculado Coração, Ela promete a salvação. Em 13 de Outubro de 1917, quando Nossa Senhora disse quem era - “Eu sou a Senhora do Rosário” - e o que queria, Ela mostrou o seu Coração coroado de espinhos e disse, com amorosa queixa e terno pedido: “É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados: não ofendam mais a Nosso senhor, que já está muito ofendido”.
Os nossos olhos contemplam em Maria Imaculada a imagem viva da santidade querida por Deus, que nos chamou a sermos em Cristo santos e imaculados diante dos seus olhos. Maria, com a sua presença, é para nós sinal seguro de esperança: todas as riquezas divinas de graça e de misericórdia vêm até nós por mãos de Maria Medianeira, em razão da sua Maternidade divina.
Maria indica-nos com clareza qual é o segredo da eficácia, qual é o caminho da salvação, como chegaremos à verdadeira felicidade: que façamos o que nos diz o Seu Filho, que cumpramos fielmente e com amor os Mandamentos da lei de Deus, que a penitência que hoje agrada a Deus é aquela que vai unida ao cumprimento fiel dos nossos deveres de todos os dias.
“Maria teve uma existência semelhante à nossa. Ela conheceu a dificuldade quotidiana e a prova da vida humana; encontrou-se na obscuridade que a fé implica…Seria um erro pensar que a vida d’Aquela que foi a Cheia de Graça terá sido uma vida fácil, cômoda. Maria compartilhou tudo aquilo que pertence à nossa condição terrena, com tudo aquilo que ela tem de exigente e penoso” (João Paulo II).
Nossa Senhora é modelo e exemplo maravilhoso de fé, pois, acreditou, desde o primeiro momento, que havia de cumprir-se tudo o que lhe foi dito da parte do Senhor. Confiemo-nos à sua poderosa proteção. Digamos-Lhe com fé e amor: “Pela vossa Imaculada Conceição, ó Maria, purificai o meu corpo e santificai a minha alma”; “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!”. Assim seja! Amém

Um comentário:

  1. Olá, Joel
    Que as bênçãos do dia de hoje nos faça melhores!!!
    Seja abençoado e feliz!!!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!