domingo, 3 de junho de 2012

Trindade - Deus conosco em comunidade


Irmãos e irmãs, 

Neste Santo Domingo, somos convidados a contemplar Deus na Santíssima Trindade, o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou homens e mulheres fazerem comungar nesse mistério de amor. 

Na primeira leitura, a tradição de Israel se fundamenta em uma divindade que elege um povo e, por meio de "sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido” extermina os demais povos, que são considerados inimigos. Contudo, Javé revela-se como o Deus da relação, empenhado em estabelecer comunhão e familiaridade com o seu Povo. É um Deus que vem ao encontro dos homens, indicando caminhos seguros de liberdade e de vida, que está permanentemente atento aos problemas dos homens, que intervém no mundo para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime e para nos oferecer perspectivas de vida plena e verdadeira. 

Na segunda leitura, Paulo mostra que o Deus em quem acreditamos não é um Deus distante e inacessível, que se demitiu do seu papel de Criador e que assiste com indiferença e impassibilidade aos dramas dos homens; mas é um Deus que acompanha com paixão a caminhada da humanidade e que não desiste de oferecer aos homens a vida em abundância. 
Desta forma, Jesus vem revelar o Deus de amor e misericórdia, na humildade, na mansidão e na paz, que acolhe todos os povos do mundo. Jesus se comunica com palavras dirigidas aos seus discípulos de irmão para irmão, de amigo para amigo. São palavras de vida que seduzem e conquistam, propõe o desafio de testemunharmos nossa esperança, que é Jesus Cristo, em meio às tribulações deste mundo. Assim, pela fidelidade a Jesus, movidos pelo Espírito, podemos chamar Deus de Pai e temos a presença de Jesus por toda a eternidade. 

No Evangelho segundo Mateus, Jesus dá a entender que ser seu discípulo é aceitar o convite para se vincular com a comunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os discípulos de Jesus recebem a missão de testemunhar a sua proposta de vida no meio do mundo e são enviados a apresentar, a todos os homens e mulheres, sem exceção, o convite de Deus para integrar a comunidade trinitária. 
Jesus envia os discípulos entre todas as nações. Os discípulos são enviados de modo a eles próprios fazerem novos discípulos entre todas as nações. Não há nenhuma eleição particular, todos são chamados ao seguimento de Jesus, na adesão à vontade do Pai, que é que todos tenham vida, em comunhão plena de amor. Neste sentido, o ministério de Jesus iniciou-se com o batismo de João. Então, são enviados para batizar, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pois, Jesus assumiu o batismo de João revelando que este batismo da conversão é do agrado de Deus, e pela prática da justiça que promove a vida, removendo o pecado do mundo, somos inseridos na própria vida divina, na comunhão de amor entre o Pai e o Filho, deixando-nos conduzir pelo Espírito de Amor, na unidade da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, com fraternidade e compaixão, tornamo-nos filhos de Deus, ao qual chamamos de "Pai Nosso". Sendo assim, os discípulos devem levar a todos os batizados a consciência dessa relação específica com cada uma das três pessoas da Santíssima Trindade que agem na vida de cada um de um modo diferente. 
A pedagogia de Deus é perfeita, respeitando nossos limites em sua dificuldade de compreender, ele se revela aos poucos, na medida em que homens e mulheres amadurecem em sua fé, é, portanto, uma revelação pessoal, pois, o Espírito Santo nos conduz à Verdade que é ele próprio. O nosso Deus nunca foi um enigma que desafia os homens a decifrá-lo, ao contrário, torna-se acessível em Jesus Cristo, no qual pela fé somos justificados, isso não significa que alcançaremos à salvação de maneira passiva. Deus sendo amor, Ele revelou-se no mistério da Trindade, que é a comunicação Divina no seu amor, este amor manifestou-se para nós pela maneira como Cristo nos amou. 
Portanto, Celebrar a Santíssima Trindade não é celebrar um mistério insondável, mas é sentir uma grande alegria, ao saber o quanto Deus nos ama, e se desdobra para nos alcançar e nos manter sempre junto a si. Embora não merecedores, somos todos membros desta Família Do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Deus é Pai e Criador, nos dá a vida, assume e a sustenta. Jesus, modelo que Deus deu ao homem como verdadeiro ser Humano que dá sua vida por amor aos homens, em fidelidade à obra de Deus até o fim. E o Espírito Santo que animou Jesus, é enviado para que o cristão possa viver a Sua vida Divina em todo tempo e lugar, confirmando o Seu nome na concepção: Deus conosco – Emanuel. 
Trindade é movimento de Amor! Ora, o amor não existe se não for movimento, reciprocidade, dom e acolhimento. O Pai é a fonte que Se dá, eternamente, gratuitamente. O Filho surge deste dom como a perfeita Imagem do Pai. Quanto ao Espírito, Ele é este mesmo Movimento de Amor que liga eternamente o Pai e o Filho. É neste movimento que são mergulhados os batizados. A vida dos cristãos não é uma realidade estática, nem simples conformidade aos mandamentos. É movimento de amor, aberto aos outros, no próprio movimento de amor que é Deus. Trindade, é sobretudo, a contemplação de um Deus que é amor e que é, portanto, comunidade. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!