domingo, 19 de fevereiro de 2012

Ungidos pelo perdão


Irmãos e irmãs,

Neste Santo Domingo somos a refletir sobre nossa vida, nossa caminhada a partir do encontro com Jesus Cristo. Deus se oferece, com sua misericórdia e perdão, trazendo a cura, experiência de mudança em nossas comunidades, sensíveis à ação de Deus. Celebramos com alegria a nossa fé.

A primeira leitura declara que Deus não pode ser responsabilizado pelas desgraças do povo. Ao mesmo tempo, faz sonhar com o novo que o povo espera e gera. Quais são essas novidades? Quais os fatos antigos que devem ser esquecidos para dar lugar ao novo? Neste sentido, Isaías na primeira leitura revela-nos Deus que, em todos os momentos da história, está ao lado do seu Povo, conduzindo ao encontro da liberdade e da vida verdadeira. Porém, ressalta que o Povo necessita reconhecer suas faltas, percorrer um caminho de conversão e de renovação, antes de poder acolher a salvação/libertação que está para chegar, que Deus tem para oferecer. Deus libertador em quem acreditamos e em quem esperamos não demorará a atuar. Aproxima-se o dia uma nova libertação. A atuação de Deus manifestará o seu amor e a sua solicitude pelo Povo. Dessa forma, o povo tomará consciência de que é o Povo eleito e dará a resposta adequada: louvará o seu Deus pelos dons recebidos.

Paulo neste trecho da Carta aos Coríntios orienta àqueles que aderiram à proposta de Jesus, que vivam com coerência, com verdade, com sinceridade o seu compromisso. Pois, Deus é totalmente fiel às promessas que fez ao seu Povo. E todas as suas promessas realizaram-se através de Jesus Cristo, o Filho, que percorreu um caminho marcado pela coerência, verdade e sinceridade. Assim, quando Deus nos chama, marca-nos com o sinal de Cristo, pois, Jesus é a expressão maior da fidelidade de Deus. É o cumprimento insuperável de todas as promessas.

No Evangelho, Marcos mostra-nos que através de Jesus, Deus derrama sobre toda a humanidade, a sua bondade, a sua misericórdia, o seu amor. A humanidade resta acolher o dom de Deus, ir ao encontro de Jesus e aderir a essa proposta libertadora que Jesus veio apresentar. Neste trecho do Evangelho, Marcos situa-nos a casa, representando a comunidade, quem Jesus dirige a pregação do “Reino”. Nesta casa, “chega um paralítico transportado por quatro homens”, simbolizando duas faces da humanidade: o paralítico, uma humanidade passiva e marcada pela falta de liberdade; os quatro que transportam o paralítico, uma humanidade ativa, que não se conforma com o mal que a impede de ser livre e que busca ansiosamente a salvação, que Jesus oferece à humanidade inteira.

É esta humanidade que sofre e que quer libertar-se, que procura ir ao encontro de Jesus para receber d’Ele a salvação. É com decisão e a perseverança que esta humanidade sofredora supera os obstáculos, manifestando sua fé, acolhendo a proposta do Reino. Desta forma, a humanidade está disposta a mudança de vida, que é condição para o reinado de Deus. Jesus tendo certeza disso, diz: “Filho, os teus pecados estão perdoados”, significando que Deus aceita essa vontade de mudança, que o passado pecador deixa de pesar sobre o homem e que este pode começar uma vida nova. Pois, pela adesão a Jesus, a humanidade que peca, fica totalmente purificada e reconciliada com Deus.

Portanto, ao curar o paralítico, Jesus demonstra que tem a autoridade de Deus para dar vida em plenitude ao homem que jaz prisioneiro da morte e da escravidão. Então, purificado e reconciliado com Deus, é agora um homem novo, livre, com vida verdadeira e definitiva, vida total. Deus, pelo seu amor universal, oferece o seu Reino por meio de Jesus, a todos nós, Pela adesão a Jesus, recebemos vida nova, demonstrando que a salvação oferecida por Jesus tem o selo de Deus. Em Jesus, Deus manifestou a sua bondade e o seu amor, inaugurou processo de plena libertação para a humanidade inteira. Assim, cada cristão é chamado a praticar o perdão em sua vida e testemunhá-lo no seio de sua comunidade, lugar da acolhida, do perdão e da festa. Vivamos como ungidos e confirmados por Deus e manifestemos a nossa fé celebrando a vida de Cristo em nossas vidas. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!