domingo, 6 de novembro de 2011

Bem-aventuranças, caminho para a Santidade


Irmãos e irmãs,
Neste Santo Domingo, no qual celebramos os santos e santas, sinaliza que todos aqueles que são fiéis a Cristo serão vitoriosos, porque somos filhos e filhas de Deus, pois Ele é nosso Pai.

A primeira leitura do Livro do Apocalipse faz alusão às Bem-aventuranças ao nos revelar que os bem-aventurados não são um "pequeno resto”, mas sim "uma multidão imensa... de todas as tribos, nações línguas e povos". Uma multidão vem ao encontro de Deus. Os que se santificam, lavaram suas vestes no sangue do cordeiro e vieram de uma grande tribulação. Assim foram suas vidas e não há outro caminho. Devemos lavar nossas vestes no sangue do cordeiro e conformar nossas vidas com a proposta/projeto do reino de Deus, na grande tribulação. Urge à comunidade denunciar e resistir em meio às tribulações. Conforme este trecho: “... o louvor, a glória, a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a forçapertencem ao nosso Deus, para sempre”. Assim, a santidade se busca no empenho diário e na graça de Deus, que insiste constantemente para que nos aproximemos mais e mais do serviço aos irmãos.

A segunda leitura da carta de São João nos mostra que somos todos “semelhantes” a Jesus, o Filho de Deus e seremos sempre semelhantes a ele, a medida de nossa santidade terrena. Somos chamados filhos de Deus e de fato o somos. Nossa filiação se traduz na prática da justiça se traduz na vivência das bem-aventuranças. Santidade não é uma culminância de vida, mas uma conquista no dia a dia, nos fatos corriqueiros, na busca dos acertos em família e na sociedade.

O Santo Evangelho de Mateus apresenta-nos Jesus proclamando as bem-aventuranças também chamadas “sermão da montanha”, programa pleno do Reino dos Céus, proclamado por João Batista e pelo próprio Jesus. Moisés, no alto da montanha, recebeu de Deus as tábuas da Lei e Mandamentos. Agora é Jesus que, anuncia as bem-aventuranças, que enche de esperança e felicidade quem ouve Jesus. Nas bem-aventuranças encontramos valores universais, que podem ser entendidos e acolhidos por todos, como oferta de um estado de felicidade a ser vivido por aqueles que comungam com a vontade de Deus. Elas orientam para práticas a serem assumidas por aqueles que buscam a vida.
As quatro primeiras bem-aventuranças referem-se aos pobres, aqueles que choram, sofrem a opressão e exploração do sistema social, esperam pela justiça, anunciando a intervenção libertadora de Deus. As outras bem-aventuranças apontam para aqueles que se empenham em uma prática transformadora do mundo. São os misericordiosos que se solidarizam com os sofredores, com o coração desapegado das riquezas e livres para servir aos mais necessitados. Promovem a vida e a paz, comprometendo-se com a luta pela implantação da justiça característica do Reino dos Céus, no seguimento de Jesus.
As bem-aventuranças situam-se entre a pobreza e a justiça. Pobreza como forma concreta de libertar-se da submissão aos interesses dos ricos e poderosos, colocando sua vida a serviço da Vida. E o apelo à justiça é o fundamento das demais bem-aventuranças, pelas quais podemos transformar o mundo, tornando-o rico em fraternidade, justiça e paz. Ser pobre em espírito é trilhar o caminho da justiça.

A festa de todos os santos é a festa da família dos filhos e filhas de Deus, momento propício para uma revisão da caminhada de comunidade. Muitos que nos precederam, santos e mártires, já estão na casa do Pai. E Ele nos espera de braços abertos. O nosso batismo nos deu o caminho da Santidade, que se faz com a centralidade do seguimento de Jesus, que todos devemos buscar para sermos santos e santas, pois, esta é a nossa vocação. Não é fácil para nós, como não foi fácil para São Francisco, Santa Clara, Santa Terezinha, Santo Antônio, São José e todos os outros Santos. Firmeza e fé na caminhada, este é o caminho da santidade, vivendo em nosso cotidiano a nossa vocação para a Santidade. Santidade é estar com Deus, e sendo mais santos, o mundo torna-se melhor para todos. Jesus, com a pedagogia das bem-aventuranças, respeita nossa liberdade de escolha, porém, aponta-nos as bem-aventuranças, como caminho para a santidade. E não há outro caminho a não ser o da santidade! Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!