quarta-feira, 28 de setembro de 2011

No princípio era a palavra




É a palavra de Deus, oferecida aos seres humanos na sequência dos livros bíblicos, que revela seu poder. No começo do livro sagrado se diz que nada existia. Entretanto a força do Verbo de Deus detona a criação: “Faça-se a luz”, e a luz foi feita, iniciando o processo que transformou o caos, informe e vazio, no cosmo que – por sua beleza e organização – manifesta a onipotência divina.
Depois de muitas etapas de evolução, a criação dá um salto qualitativo, registrado pelo evangelista João no prólogo do Quarto Evangelho. Afirma ele: “No princípio a Palavra já existia; a Palavra estava voltada para Deus e a Palavra era Deus... E a Palavra se fez homem e habitou no meio de nós”. É a encarnação do Filho de Deus no ventre de Maria, quando esta, com sua palavra, dá o “sim” indispensável à obra da redenção. Nasce o cristianismo, que, conforme o papa Bento XVI em sua recente exortação pós-sinodal Verbum Domini, “é a ‘religião da palavra de Deus’, não de “uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo”. Por conseguinte, a Sagrada Escritura deve ser proclamada, escutada, lida, acolhida e vivida como palavra de Deus, no sulco da tradição apostólica de que é inseparável”.
Em setembro, mês da Bíblia, a Igreja chama mais a atenção dos seus fiéis para a escuta, a contemplação e, principalmente, a vivência do Logos divino. Para ser um cristão maduro, não basta conhecer e compreender a palavra de Deus; é indispensável encarná-la no dia-a-dia da vida, a fim de tornar-se “outro Cristo”, capacitado para anunciar a boa-nova no hoje do nosso tempo.
D. Geraldo Majella Agnelo - Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador

Um comentário:

  1. Bom dia!

    Que seu dia seja de paz, de sorrisos e de muitas bênçãos, e que você possa sentir a presença de Deus aonde quer que vá.

    “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. (I Pedro 5:7)

    Deus seja contigo!

    Blog Yehi Or!
    http://hajalluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!