domingo, 10 de julho de 2011

Põe a semente na terra...

Irmãos e irmãs,
Neste Santo Domingo somos convidados a lançar a semente fecunda da sua Palavra no chão da nossa vida e a cultivá-la, com carinho e dedicação, para que enraizada nos transforme em terra boa e fértil da plantação do Pai. Assim, celebramos Jesus Cristo que se manifesta em todas as pessoas e grupos que assumem a Palavra de Deus.

Queridos irmãos e irmãs,
Isaías nos mostra que Javé tem um projeto de verdadeira realização para a história: liberdade e vida para todos. Esse projeto é revelado aos homens através da Palavra, que concretiza o projeto de Deus. A sabedoria consiste em procurar Javé, ouvir sua palavra e tornar-se aliado na luta de liberdade e vida para todos.
Assim, Palavra é fonte de vida e libertação. Por ser Palavra de Deus, tem força pra fazer pessoas e comunidades saírem de todas as formas de escravidão e exílio, conduzindo à liberdade e vida.

Estimados irmãos e irmãs,
Paulo revela que a luta contra o egoísmo só é possível para aqueles que entraram no âmbito do Espírito. Essa luta não terminou, mas está em contínuo processo, vivemos essa esperança. Esse anseio é universal e se expressa nos clamores da natureza e do homem. A natureza espera ser libertada do uso egoísta, para ser partilhada e colocada a serviço de todos. Os homens esperam ser libertos de toda exploração e opressão que os escravizam, a fim de sempre mais se colocarem a serviço dos irmãos.
Nesse sentido, os obstáculos que o projeto de Deus encontra são como as dores do parto: se por um lado seria confortável evitá-las, por outro são certeza de que a vida está se manifestando e nada poderá interromper seu curso. Cegos pelo sistema, muitas vezes não enxergamos o caminho. É o clamor do Espírito que nos dirige, orientando-nos conforme a vontade de Deus.

Irmãos e irmãs,
No Evangelho, vemos que Jesus trouxe as sementes do Reino, e elas se espalharam pelo mundo. Contudo, assim como Jesus encontrou resistência no meio do seu próprio povo, do mesmo modo pessoas e estruturas continuam impedindo a justiça do reino de se estabelecer entre os homens. Muitos procuram sufocar as sementes do Reino. Querer negar e fugir dessas dificuldades é não compreender o seu mistério.
Os mistérios do Reino só serão conhecidos por aqueles que já tiverem acolhido Jesus como Messias, os discípulos. Aceitando Jesus, compreendemos as dificuldades de implantação do Reino do Céu.
Os obstáculos para compreender a Palavra do Reino são: alienação, perseguições, as estruturas políticas e econômicas. A compreensão da Palavra do Reino se realiza na dramaticidade dos conflitos pessoais e sociais.
A Palavra gera conflitos porque revela a prática de Jesus, que fala libertando. A Palavra provoca confrontos: os que não são a favor da vida para todos a rejeitam, sufocam e tentam eliminar os que amam e vivem a Palavra. Ser filho de Deus não é fugir dos confrontos, conflitos, sofrimentos e perseguições.

Estimados irmãos e irmãs,
O pregador do Evangelho semeia a Palavra de Deus nos corações dos homens. Esta parábola tem a sua interpretação dada pelo próprio Jesus. Notar que o homem semeou com abundância.
“A semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são os que têm ouvido; então vem o Diabo e tira a Palavra, para que não suceda que , crendo, sejam salvos. Os que estão sobre a pedra são os que, depois de ouvirem, recebem a palavra com gozo; estes não têm raiz e crêem por algum tempo, mas na hora da provação voltam atrás. A parte que caiu entre os espinhos, estes são os que ouviram, e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e deleites da vida e o seu fruto não amadurece. E a que caiu na boa terra, estes são os que, tendo ouvido a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão frutos com perseverança”.
O campo do semeador pertence a uma das quatro classes: os que não atendem, por isso não entendem; os que aceitam facilmente, entendem tudo, mas não recebem a verdade do íntimo da sua alma; os que deixam os cuidados que resultam da pobreza, ou os prazeres que resultam da riqueza, sufocar a Palavra; os de coração honesto e bom, embora não perfeitos, têm um bom e honesto desejo de alcançar a salvação. Este último entende, recebe, guarda e dá frutos com paciência.
O semeador Cristo … que, não achando fruto algum na “figueira” de Israel, se apresenta na atitude de quem faz um novo começo semeando. O Seu propósito é que haja fruto para Deus. Hoje cada um de nós, somos chamados a sermos semeadores. Então, “Põe a semente na terra, não será em vão...não se preocupe a colheita, plantas para o irmão.” Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!