sábado, 4 de junho de 2011

Ascensão do Senhor: humano torna-se Divino



Irmãs e irmãos,
Neste Santo Domingo, grande é nossa alegria, exultemos! Diante dos discípulos, Jesus volta ao Pai. Cumpre sua promessa de preparar para nós o banquete na casa do Pai. Enquanto vivemos aqui na terra, felizes aguardamos a herança que Jesus partilha conosco: viver junto com ele na glória do Pai!

Queridos irmãos e irmãs,
A leitura dos atos dos apóstolos revela que recebendo o mesmo Espírito que guiou toda a missão de Jesus, os apóstolos estarão preparados para testemunhar Jesus, continuando sua missão, realizando e ensinando as boas obras. A construção do Reino será fruto do testemunho dos discípulos em todos os lugares, assim o Reino não surge de um momento para outro e só o Pai sabe quando as pessoas estarão preparadas para manifestar a realização plena do Reino.
Jesus ascendendo aos céus simboliza sua volta ao Pai e na espera por Jesus em sua vinda gloriosa, como missionários somos chamados a testemunhar Jesus. Essa é a tarefa de toda a comunidade de cristãos, pois, através deste testemunho, Jesus ressuscitado continua presente e atuante, construindo história.

Estimados irmãos e irmãs,
Paulo mostra-nos que pela fé, os cristãos têm uma sabedoria que supera qualquer outro conhecimento, sabem que Deus manifestou em Jesus Cristo a sua força, libertando de tudo aquilo que destrói a vida, em busca de uma esperança nova. Nesse sentido, a Igreja como Corpo de Cristo, se torna ideal para a qual caminhamos em conversão permanente para a Santidade.

Amados irmãos e irmãs,
Mateus revela-nos em Jesus, autoridade plena entre Deus e os homens, que convoca e envia seus discípulos, aqueles que o seguem para fazer com que os fieis tornem-se também discípulos. Todos, sem exceção e exclusão, são chamados a participar da nova comunidade através do batismo, comprometendo-se a viver conforme Jesus viveu, lutando e praticando a justiça do Reino, comprometida com aqueles que mais necessitam, os pobres e marginalizados.
Jesus envia seus discípulos para testemunhar a perene presença de Jesus ressuscitado na vida da comunidade cristã. Ao invés de ausentar-se, Jesus inaugura sua presença e morada definitivas no meio das pessoas quando elas o testemunham. Jesus está vivo e sempre presente no meio da comunidade, como Deus-conosco, Emanuel.

Irmãos e irmãs,
Cristo, em sua humanidade santíssima, já chegou à glória, que até o momento, é aurora para o resto da humanidade. Ainda não podemos experimentá-la, mas cremos firmemente nela. Como na solenidade de Páscoa, a ressurreição do Senhor foi para nós causa de alegria, sua ascensão ao céu nos é um novo motivo de alegria, ao celebrar o dia em que a nossa natureza foi elevada, em Cristo, acima de todas as coisas, compartilhando o trono de Deus Pai. Apesar de ter sido afastada da vista dos homens a presença visível do Senhor, para que a fé se mantivesse firme, a esperança inabalável e o amor aceso. Assim, todas as coisas referentes ao Cristo Salvador, que antes eram visíveis, passaram a serem ritos sacramentais; e, para que nossa fé fosse mais firme e valiosa, a visão foi substituída pela orientação, iluminados pela luz celestial, que aquece nossos corações e agir incendiado pela Presença Viva de Cristo em nosso meio, que com a ascensão do Senhor é fortalecida com o dom do Espírito Santo, Jesus que nãohavia deixado o Pai, ao descerà terra, nem havia abandonado seus discípulos, ao subir aos céus.“A ascensão de Cristo assinala a entrada definitivamente da humanidade de Jesus no domínio celeste de Deus, donde voltará, mas que até lá o esconde aos olhos dos homens” (Catecismo - §665).
Portanto, a festa da ascensão é uma oportunidade para que descubramos o Deus conosco, para que avaliemos a força e alcance do testemunho cristão. É também um desafio: caminhar “para a Galileia”, “para o monte”, a fim de encontrar o Cristo vivo; evangelizar pelo povo que sofre; promover a dignidade das pessoas e a justiça do Reino como formas autênticas de fazer brilhar a glória de Deus e compreender a esperança a qual fomos chamados. A Festa da Ascensão do Senhor intensifica e solidifica a comunicação de Deus com o seu povo, criando possibilidade do humano se tornar Divino. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!