domingo, 29 de maio de 2011

Jesus, missão em Espírito da verdade

Irmãos e irmãs,
Neste Santo Domingo, O Senhor nos promete o seu Espírito e nos revela a alegria da sua ressurreição, para que possamos ser portadores deste anúncio assim como em Pentecostes. Assim, celebramos páscoa de Jesus que se manifesta em todas as pessoas e grupos que se deixam conduzir pelo Espírito da verdade e continuam a missão de Jesus,

Queridos irmãos e irmãs,
Na Leitura dos Atos dos Apóstolos, a comunidade tem de anunciar a Palavra de Deus aos que não a conhecem. A força da Palavra de Deus tem a capacidade confraternizar os povos, que acolhem a Palavra, anunciada por Filipe, um dos sete ministros, que é apresentado como modelo de evangelizador que se propaga a partir de Jerusalém para levar o testemunho a todos. A missão cristã é mostrada nos mesmos moldes previstos pelo Evangelho, anúncio do caminho de Jesus Cristo e ação concreta que liberta aos homens possibilitando que eles tornem responsáveis pela própria caminhada. O resultado é a alegria trazida pela Boa notícia.
Ciente do que a Palavra de Deus realizava na Samaria, a Igreja de Jerusalém envia Pedro e João. A missão de Pedro e João em Samaria é reconhecer a nova comunidade como parte integrante da Igreja. A imposição das mãos com o dom do Espírito Santo mostra que as comunidades cristãs nascem sob o impulso do Espírito Santo. O Espírito conduz a evangelização, pois, o Espírito da Verdade é o dinamismo da comunidade missionária.

Estimados irmãos e irmãs,
Na segunda leitura, Pedro mostra que os sofrimentos daquelas comunidades são originários da situação em que se encontram o povo: imigrantes sem direitos e, além disso, cristãos com projeto de vida diverso do ambiente em que vivem; que eram vistos como subversivos e conspiradores. Estes sofrimentos não devem ser suportados pelos sofrimentos em si, mas com finalidade bem precisa: “por causa da justiça”. É uma bem-aventurança, conseqüência do testemunho cristão, que visa criar o Reino de Deus.
Pedro motiva as comunidades afirmando que devem “santificar em seus corações o Senhor Jesus Cristo”, reconhecendo de coração pleno que o único Senhor é Jesus. Essa premissa deve estar sempre presente, animando as esperanças e anseios das comunidades, sedenta de justiça, liberdade e dignidade para todos.
Esta leitura traz algo da idéia do martírio, melhor morrer fazendo o bem do que fazendo o mal. Não devemos pensá-la num sentido fatalista, Deus quer assim, mas num sentido de firmeza de propósito, porque que Cristo nos dá a dimensão concreta de nossa bem-aventurança, felizes do que procuram a justiça.

Amados irmãos e irmãs,
No Evangelho, João nos revela um trecho do discurso da despedida, testamento que Jesus deixa à comunidade. Assim, Jesus envia o Espírito Santo. O Espírito é a memória de Jesus que continua sempre viva e presente na comunidade, ajudando a comunidade a manter e interpretar a ação de Jesus em qualquer tempo e lugar, levando a comunidade a discernir os acontecimentos para continuar o processo de libertação, distinguindo o que é vida e o que é morte, e realizando novos atos de Jesus na história.
Jesus mostra aos discípulos a forma de superar o medo, a separação e a morte: “se vocês me amam, observarão os meus mandamentos”. Vivendo no amor, a comunidade está amando a Jesus e observando seus mandamentos. Amar é um compromisso pessoal indispensável, ação que prolonga a vida de Jesus em favor de todos. Nesse sentido, a comunidade cristã, que vive no amor, experimenta a força do Espírito de Jesus, doador da vida. Espírito esse já presente nela e que permanece para sempre. O Espírito que vem do Pai e que Jesus comunica aos discípulos, leva os cristãos ao reconhecimento de que Jesus e o Pai são uma coisa só. Em comunhão com esse Espírito, chamado de Espírito da Verdade, aquele que estará presente em todas as ações dos cristãos em defesa da liberdade e da vida, como fez Jesus, também os cristãos são uma só coisa em Cristo.

Irmãos e irmãos em Cristo,
Estamos nos aproximando da festa de Pentecostes. Os textos de hoje conduzem a reflexão nessa linha, no sentido de perceber a presença do Espírito na comunidade cristã. O Espírito da Verdade põe a comunidade cristã no caminho de Jesus, que é o caminho para a vida em plenitude, concretizada no amor dentro e fora da comunidade. Por isso: Quais os caminhos que o Espírito aponta para nossa comunidade? Estamos sob ação do Espírito, passando da morte à vida? O que significa, dentro da realidade que vivemos, guardar os mandamentos de Jesus? Sentimos a presença do Espírito na luta pela justiça e liberdade?
Nossas comunidades são chamadas a serem união de irmãos, que ligados a Cristo, amem-se e se solidarizem. Ninguém se sinta sozinho, mas que se saiba membro de uma comunidade de Amor, tendo como princípio e concretizada no Senhor Jesus Vivo e Ressuscitado. João recorda que “Deus é amor” e quem ama permanece em Deus e Deus nele e quem ama a Deus, ame também a seu irmão. Portanto, os que se amam querem se ver, tocar-se, dialogar, conviver, celebrar, demonstrando nosso encontro pessoal com Jesus Cristo e nossa adesão ao Projeto de Deus-Salvador da humanidade. Pois, aquele em Quem cremos, Jesus Cristo, continua agindo e salvando por meio de sinais que nos deixou. Dessa forma, a exemplo de Maria, acolhamos com amor e alegria plena o Ressuscitado em nossas vidas, iluminados sempre pelo Espírito de Verdade, com a missão em Jesus. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!