domingo, 30 de janeiro de 2011

Bem-aventuranças...chama acesa da santidade

Queridos irmãos e irmãs,

Neste Santo Domingo, Jesus apresenta-se como mensageiro enviado por Deus para anunciar aos pequenos a boa nova. Sua solicitude com os mais pobres é o sinal de sua missão.

Irmãos e irmãs,

O profeta Sofonias conclama aos pobres, aqueles que são oprimidos e explorados por uma estrutura baseada na idolatria do dinheiro, a colocar sua confiança em Javé. O centro do projeto de Deus é a aliança com o povo pobre e fiel, germe de uma nova sociedade. Ser pobre e fiel significa: deixar a soberba e o orgulho, que levam o homem a cultivar a si próprio e a praticar a injustiça e a mentira; abrir-se para Deus, praticando a justiça e a verdade, realizando a vontade do Pai.

O ideal de pobreza, que fala o Profeta, não é a miséria material, mas a abertura para o projeto de Deus, que traz vida e liberdade para o homem. Os pobres são a esperança de uma sociedade nova, baseada na fidelidade a Deus.

Caríssimos irmãos e irmãs,

Paulo alerta nossas comunidades, povo de Deus, que o projeto de Deus é contrário ao projeto dos homens. Deus se alia aos pobres, fracos e simples para estabelecer e realizar os seus projetos, porque estes não são auto-suficientes e se abrem para Deus. É na pobreza e na fraqueza que Deus manifesta sua força. “Quem se gloria, glorie-se no Senhor”, só há graça e santidade em Deus, Salvador que faz opção pelos pequenos. A verdadeira comunidade cristã é a dos pobres: ela está aliada à sabedoria do projeto de Deus; por isso, é portadora da novidade que provoca transformações radicais.

Irmãos e irmãs,

Mateus desvela neste domingo as bem-aventuranças, “o novo mandamento”, anunciando a vinda do reino através da palavra e ação de Jesus, certeza de felicidade, porque proclamam a libertação, tornando presente no mundo a justiça do próprio Deus. Justiça para aqueles que são inúteis ou incômodos para uma estrutura de sociedade baseada na riqueza que explora e no poder que o oprime.

Os que buscam a justiça do Reino são os “pobres em espíritos”. Sufocados no seu anseio pelos valores que a sociedade rejeita, esses pobres estão profundamente convictos de que eles têm necessidade de Deus, pois, só com Deus esses valores podem vigorar, surgindo assim uma nova sociedade.

Caríssimos irmãos e irmãs,

O Reino de Deus é um Reino de Justiça, onde a premissa é o reconhecimento da realeza de Jesus e a instauração deste Reino é visível graças a atuação daqueles que são chamados ao Reino. O que Mateus tem a nos dizer, através das bem-aventuranças? O que as bem-aventuranças querem revelar aos latino-americanos, vítimas de anos de opressão e miséria? Nosso povo encontra-se aflito, oprimido, perseguido. Temos trabalhadores explorados, agricultores sem terra, mulheres e crianças à margem deste sistema. O grito do povo oprimido é ouvido?

Irmãos e irmãs em Cristo Jesus,

Sendo humildes de espírito, de vocês é o reino dos céus. Aos humildes de espírito, os que têm em suas vidas a batalha pela sobrevivência. Aos que encontram-se oprimidos pelas formas de prisão da modernidade, pelas "misérias culturais", destes pertencem o Reino dos céus. Os que buscam a justiça do Reino são os “pobres em espírito”. Sufocados no seu anseio pelos valores que a sociedade injusta rejeita, esses pobres estão profundamente convictos de que eles têm necessidade de Deus, pois só com Deus esses valores podem vigorar, surgindo assim uma nova sociedade. São os que depositaram sua confiança em Deus enquanto última instância, porque a sociedade lhes negava justiça. O Reino é deles porque, vivendo assim, realizam o pedido de Jesus.

Quando chorarem, vocês serão consolados. Quando não houver mais esperança, quando a tristeza vos abater, quando o choro for a resposta do corpo ao desespero que vocês enfrentam, lembrem-se o Pai vai renovar vossa esperança, Ele irá consolar-vos, ajudai-vos, ajuntai-vos, consolai-vos.

Sendo mansos, vocês herdarão a terra. Sejam mansos, sejam calmos, mas não sejam omissos. Com paciência e luta, de vocês será a terra da justiça!

Tendo fome e sede de justiça, vocês serão fartos. Mas não desistam da busca pela justiça. Grande é a nossa sede. Seremos saciados, felizes seremos neste dia.

Sendo misericordiosos, vocês alcançarão misericórdia. Lutemos, reconhecendo nossos erros, sendo compassivos e misericordiosos uns com os outros.

Sendo limpos de coração, vocês verão a Deus. "Pureza de coração: desejar uma só coisa". Desejemos o amor de Deus, pois deste amor provem a justiça, a liberdade, a misericórdia. Assim veremos "face à face" o que hoje vemos em parte.

Sendo pacificadores, vocês serão chamados filhos de Deus. Ser promotores da paz: loucura em nosso mundo. Loucura sim, mas devemos vivê-la, promovê-la, para que os homens vejam em nós o retrato do Filho de Deus. Sendo perseguidos por causa da justiça, de vocês é o reino dos céus.

"Deixar morrer a esperança? Jamais! Desistir da justiça? Jamais! Sendo, por minha causa, injuriados, e perseguidos, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. Não desistam jamais de construir o Reino de Deus.

Caríssimos em Cristo Jesus,

Jesus fala de um Reino que está longe e próximo, dá as diretrizes para os que querem entrar ou se afastar dele. A prática da justiça se traduz na vivencia das bem-aventuranças, de modo que vivamos a Santidade: “sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

Não basta ao cristão se conformar, ou seja, não se lamentar quando passar por dificuldades, mas deve, antes de tudo, praticar tais preceitos para que possa vivenciar o Reino de Deus. Deus é o aliado dos empobrecidos, e com eles constrói, desde já, uma sociedade onde a justiça, partilha e fraternidade são essenciais e fazem viva a esperança para nossas comunidades. Nossas comunidades precisam manter acesa a chama do projeto de Deus, que escolheu os fracos e pobres como depositários de seu Reino, para com eles confundir os sábios e fortes. Com a “chama acesa” das bem-aventuranças é importante não perder a garra nem a mística que têm orientado as lutas e conquistas por mais vida e liberdade e proclamarmos: Bem aventurados são os pobres/ bem aventurado é quem chorou/ bem aventurado é quem constrói e faz permanecera paz do amanhecer bem aventurados... bem aventurado é quem padece por causa da justiça e do perdão /bem aventurado é quem sofreu por causa do seu Deus por causa dos irmãos Bem aventurados... feliz é todo aquele que se faz irmão que faz da sua vida uma libertação que tomba enfim ferido sem compactuar bem aventurados para sempre.

Cantem e dancem! Alegrem-se! Exultem! Pois o Reino de Deus é nosso! Mantenham acesa a chama das bem-aventuranças. Assim seja! Amém.

Um comentário:

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!