domingo, 6 de fevereiro de 2011

Filhos da Luz


Irmãos e irmãs,
Neste Domingo Santo, unidos aos caminheiros que acompanham Jesus, continuamos a acolher a palavra de Jesus no alto da montanha. Dele recebemos a missão para ser sal da terra e luz do mundo.

Irmãos e irmãs em Cristo,

O profeta Isaias nos mostra que a sinceridade de nossas escolhas se revela através da solidariedade com os oprimidos e da participação efetiva num processo de libertação.

Isaías convida-nos a experimentar Deus a partir dos sofrimentos humanos. Não existe culto a Deus separado da justiça social. Onde poderemos encontrá-lo hoje? Encontrando respostas estaremos procurando a Deus e seremos co-agentes de seu projeto: a construção de uma sociedade fundada no direito e na justiça.

As atitudes em favor dos irmãos necessitados, fazem com que haja um processo de mudança profunda no “eu” das trevas para um “eu-nós” na luz.

Caríssimos em Cristo Jesus,

Paulo revela-nos que nossa força em anunciar não está na sabedoria humana. Por isso, não se serviu de artifícios humanos para anunciar o Evangelho. Pelo contrário, foi através da sua fraqueza que ele anunciou o cerne do projeto de Deus: Jesus crucificado.

É o Espírito que se faz agindo nos agentes pastorais em busca do caminho da fé. Assim, os cristãos que aprofundaram a fé possuem a verdadeira sabedoria, que consiste na certeza de que Deus salva o mundo por meio de Jesus Cristo. Esta compreensão da fé não é obra humana, pois, o homem só não consegue atingir essa compreensão, é a ação do Espírito que ilumina as comunidades e seus agentes pastorais para que se deixem levar pela Graça e Missão de anunciar Cristo Jesus, luz do mundo.

Queridos irmãos e irmãs,

O Evangelho de Mateus apresenta-nos Jesus escolhendo o sal e a luz para falar da aliança que compromete Deus e as pessoas. Jesus nos chama de a “luz do mundo” e o “sal da terra”.

A luz não é luz para si mesma, não ilumina a si mesma, nem o sal salga a si mesmo. Mas a luz é acesa para iluminar a tudo e a todos. Jesus, pelo batismo, nos deu sua luz e pela comunhão alimenta-nos em sua luz, em nós há uma luz que deve iluminar “a casa toda”, mas por nossas atitudes, nossa luz tem que se refletir no mundo. Onde há luz, as trevas se dissipam. Sem Cristo, a vida é sem gosto, sem sal, falta tempero, falta sentido.

Amados em Cristo Jesus,

Os discípulos de Jesus devem estar conscientes de que se acham unidos com todos aqueles que anseiam por um mundo novo. Eles não podem se subtrair dessa missão. Mas precisam testemunhar através de suas obras. Não se comprometer com isso é deixar de ser discípulo do Reino, é não ser sal e luz. E como haveremos de fazer isso? Quando nossas comunidades são sal e luz para o mundo?

Através do Evangelho de Jesus Cristo, juntamente com o poder transformador do Espírito santo. A fé que temos em Deus é sal que tempera e preserva, mas “se o sal perde o sabor, para nada serve e é jogado fora”. A fé que temos em Deus é luz que brilha, reflete Jesus em nossas vidas e acende chamas vivas da presença de Deus no meio do povo, se fica escondido debaixo de uma vasilha seu brilho não aparece.

Irmãos e irmãos da luz,

Através do testemunho visível dos discípulos é que os homens podem descobrir a presença e a ação do Deus invisível. Por isso, como discípulos do Mestre, temos que contagiar o ambiente com nossa presença e bom testemunho. É preciso alegria, fé, fervor para anunciar a palavra e cativar, não se desanimar ante as adversidades. Assim também brilhe nossa luz diante dos homens, para que vejam as nossas boas obras e louvemos o nosso Pai que estás nos céus. Para vivermos essa verdade: Senhor, quando eu te vejo no sacramento da comunhão/ Sinto o céu se abrir/ E uma luz a me atingir... E se em meio à tribulação/ Eu me esquecer de Ti/ Ilumina minhas trevas com Tua luz.

Seguidores de Cristo tornam-se Luzes. Aqueles que exercem a fé em Cristo Jesus como “a luz do mundo” e se tornam seus seguidores passaram a ser “filhos da luz”, "filhos do céu": Filho do céu, filho do céu/Teu amor me faz vencer/Teu amor me faz dizer/Sou filho do céu. Revestido de tua glória/ Consagrado a Ti, Senhor/Território santo eu sei que sou/ Viverei pra proclamar, do céu eu sou. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!