domingo, 28 de novembro de 2010

Vigiar ...

Irmãos e irmãs,

Animados pelo Advento, somos chamados à vigilância. É preciso esperar ativamente a chegada do Senhor que sempre vem, para podermos perceber os sinais da sua presença no meio de nós e engajar-nos em tudo o que faz apressar a manifestação do Reino que ainda não se concretizou plenamente entre nós.

Queridos irmãos e irmãs,

Isaías com sua visão profética e missionária nos mostra que todos os povos se dirigirão a Jerusalém para participar da Aliança, e então haverá paz definitiva. A paz é imaginada pelo profeta como transformação total em Israel e no relacionamento entre as nações. Os instrumentos de destruição serão transformados em instrumentos que produzem vida.

Assim Isaías sugere que as comunidades cristãs puxem a fila em direção à justiça que gera a paz e o bem-estar de todos, deixando-nos guiar pela luz do Senhor, que nos mostra o caminho.

Caríssimos irmãos e irmãs,

Paulo aponta-nos que a vinda de Jesus Cristo dissipa a longa noite da injustiça e do pecado, liberto do egoísmo que corrompe a pessoa e a sociedade, o cristão já vive a madrugada de um tempo novo. Assim, o cristão acorda, preparado para viver e testemunhar o dia da libertação inaugurado por Jesus. Então, Paulo pede que as mesmas comunidades apresentem símbolos de seu compromisso com o projeto de Deus. Este não se realiza de modo mágico ou extraordinário, e sim mediante a ação solidária dos que transformam o momento presente em tempo de graça, salvação e vida para todos.

Amados em Cristo,

Mateus revela-nos em Jesus a missão dos responsáveis pela comunidade cristã. Enquanto esperam por Jesus, eles devem continuar fiéis no serviço à comunidade, sem cair na tentação de afrouxar a prática da justiça, diante da espera pelo Senhor.

O Evangelho faz-nos refletir que nossa vida deve ser uma preparação contínua para o encontro com o Pai. Pois, não importa onde estejamos ou que estamos fazendo, esse dia chegará. Cada um em seu tempo histórico se encontrará com o Pai. A vinda do Filho do Homem torna-se encontro comunitário e pessoal, a salvação é para o homem todo e todos os homens.

Caríssimos em Cristo

Este primeiro domingo do advento propõe o tema da vigilância. É preciso despertar para os caminhos do Senhor, manter viva a chama da fé, esperança em Cristo Jesus.

Vigiar é solidarizar-se com Jesus, assumindo a causa dos que são continuamente condenados às mais variadas formas de morte em nossa sociedade. Permanecer vigilante é fazer opção pela vida plena em nossa sociedade. Vigiar é acolher o irmão necessitado. Vigiar é lutar pela paz e justiça. Vigiar é defender a vida em todas as suas formas. Estar vigilante pressupõe orar e traduzir essa oração em atos concretos em defesa do Projeto do Pai. Vigiar é semear a boa nova deixada por Cristo Jesus. Vigiar é caminhar com Jesus e renascer no coração de cada pessoa que busca o amor.

Irmãos e irmãs,

Preparemo-nos com alegria e esperança para este tempo especial do Advento! Tempo de espera e da certeza do Natal em nossos corações. Afirmamos cantando: E marcho em direção da parusia, Que eu espero na alegria / De quem vive a semear”.

É tempo de esperança e certeza. Vem vindo aquele que sempre vem, e a atitude fundamental é vigiar, é renovar nossos corações na mesma esperança que animou, durante tantos séculos, a caminhada do povo de Deus. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!