sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Alguém que vem depois


Sou alguém que conscientemente vem depois.
Antes de mim vieram bilhões de outros.
Antes de mim situam-se bilhões de outros.
Acima de mim, centenas ou bilhões de outros.

Não quero ser vencedor em tudo.
Não aspiro aos primeiros lugares.
Não preciso disso!
Sou auxiliar, segundo, terceiro, milésimo.

Sou apoiador, venho depois, sou líder que dá condições.
Se um dia eu for chamado a ser o primeiro, irei.
Mas não será porque eu quis aquele posto.
Se meu povo e minha comunidade o quiserem, irei.
Mas saberei voltar a ser segundo se for preciso.

Vivo a mística do segundo e do último.
Não acho que seja mística de perdedor.
Ser segundo, décimo ou vigésimo não é ser um fracasso.
Fracasso é alguém achar que só será feliz se for o primeiro.

Sou seguidor de Jesus; por isso não aspiro ser o número um.
Foi ele quem disse que o que lidera deve ser o que mais serve.
A única vitória que desejo é a vitória sobre mim mesmo.
No resto, se perder, eu saberei o que fazer.
Se vencer, também saberei vencer.
Só há um lugar que desejo: o meu.
E o meu talvez não seja o primeiro!

Pe. Zezinho





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!