sábado, 26 de maio de 2012

Eucaristia: Pão da Vida, Pão da Unidade




A Eucaristia é alimento, “Pão vivo descido do céu”, que sustenta e fortalece a Igreja, para que ela, em cada membro, encontre força e graça para responder ao chamado de Cristo com fidelidade e amor, servir o próximo, principalmente na pessoa do pobre e do marginalizado e, assim, revelar o rosto de Deus glorioso.


A Eucaristia é missão. É a Eucaristia que aquece o coração da Igreja para que seja fiel à missão confiada pelo seu fundador, Jesus Cristo, logo após sua gloriosa ressurreição: “Levar o Evangelho a todos os povos”, e ser no mundo “pescadora de homens para Deus” (Mc 16, 15; Lc 5,10b).


A Eucaristia é também vida nova em Cristo Jesus, pois, quando a recebemos, o próprio Senhor concede-nos a graça de sermos seu Sacrário Vivo, promotores da vida, da justiça, do amor e da Paz. Alimentar da Eucaristia, é, portanto alimentar do próprio Cristo, é ter vida plena em Deus, é fazer sempre a vontade de Deus Pai, principalmente nos momentos de dor e de Cruz. É ter o céu dentro de nós.


A Eucaristia é também pão da unidade, que nutre, fortalece e sustenta a Igreja para que, na variedade de dons, carismas e serviços, viva a unidade, segundo a vontade de Cristo: “aquele que de mim alimenta, de mim vive” (Jo 6,57). Ora, viver em Cristo é ser fiel a Deus e ao seu projeto de amor, é ser artífice da verdade na unidade.


Portanto, todo àquele que se alimenta da Eucaristia, deve trabalhar sempre com alegria e amor, em prol do Corpo místico de Cristo, em comunhão com Deus, com a Igreja e com os irmãos, e assim servir em prol da unidade conquistada por Cristo Jesus na lenho da Cruz; unidade esta que deve ser manifestada por todos os membros da Igreja, principalmente pelos consagrados e por aqueles que estão à frente das pastorais, serviços e movimentos.


Assim, uma vez alimentado pela Eucaristia, “Pão vivo descido do Céu”, como discípulos devemos manifestar o rosto de Cristo ao mundo, isto é, no desempenho de nossa missão primar, para que, a Palavra de Deus ilumine e aqueça nossos corações e assim de coração aquecido desempenhemos nossos trabalhos promovendo a vida, a unidade e a Paz, e assim unido a Virgem Maria, Mãe da Igreja, possamos também dizer: “minha alma glorifica o Senhor” (Lc 1,46)





Dom Benedito Gonçalves dos Santos / cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!