sábado, 24 de março de 2012

"Que a saúde se difunda sobre a terra"



Que a saúde se difunda sobre a Terra (Eclo 38,8)

Os significados de saúde e de salvação, ao longo da história, são convergentes e sempre apresentaram uma relação profunda. Em diversas línguas, os termos nasceram de uma raiz única e, por muito tempo, partilharam a mesma palavra. Em geral, saúde e salvação
significaram plenitude, integridade física e espiritual, paz, prosperidade. Evidência disso é que, nas grandes romarias, o povo em sua fé sempre pede, mas também agradece pela cura e saúde alcançada.
Saúde na antiguidade e na Bíblia
Relação saúde e religião.
Para muitos povos antigos a doença resultava
A ação de forças alheias ao organismo que se instalavam na pessoa por causa de erros em vidas passadas, infrações na vida presente, castigo da divindade ou ações de demônios. Por isso era comum a busca da cura na religião ou com certas práticas de magia.
Doença e Saúde no AT
A preservação da saúde, mais do que a cura da doença era obtida pela a observância da Lei de Deus Dt 28, 1-14. Para certos problemas físicos eram os sacerdotes que deviam ser consultados, recorrer aos médicos era visto como falta de fé no Deus vivo.
O Eclesiástico e a sabedoria popular em saúde
“A saúde se difunde sobre a terra” (cf. Eclo 38,8). Este é o verso central de uma coleção
de ditos populares sobre saúde e a missão dos profissionais que ajudam a preservá-la. O texto sugere que Deus colabora com a humanidade na cura das doenças, dispondo os meios necessários para a cura. Antecede Eclo 38 um texto que resgata a relação da saúde com a temperança para se evitar as doenças.
O sofrimento do justo e seu significado
O sofrimento do justo não se inscrevia no esquema transgressão/castigo, com o qual se explicavam as doenças na antiguidade. O livro de Jó enfrenta o problema. Para ele o sofrimento não pode ser respondido somente na esfera moral. Sua resposta aponta para a aceitação de um mistério que o homem não está em condições de compreender. Avança na resposta, mas não está em condições de responder totalmente.
Doença e Saúde no NT
A cura do cego de nascença. “Quem pecou para que ele nascesse cego?” (Jo 9,2). Jesus responde: “nem ele, nem seus pais pecaram, mas é uma ocasião para que se manifestem nele as obras de Deus” (Jo 9,3). Assim, interrompe a teologia tradicional e excludente – pecado/sofrimento. E se apresenta como “luz do mundo”.
Jesus e os doentes: a saúde se difunde sobre a terra
“Jesus percorria toda a Galiléia,... Curando toda espécie de doença e enfermidade do povo” (Mt 4, 23). Estas obras manifestam a sua origem divina e sua messianidade, ao curar o homem inteiro, alma e corpo e, resgatá-lo para o convívio social. Também indica uma nova forma de se relacionar com as pessoas necessitadas, especialmente os doentes.
Bom samaritano:paradigma do cuidado
Esta parábola ajuda a pensar sobre a solidariedade e acerca da vulnerabilidade do ser humano. Como também, da proximidade sanadora do outro. O samaritano se deixa interpelar pela necessidade do outro, se coloca em suas mãos. Estes verbos expressam nos verbos: ver, compadecer, aproximar, curar, colocar no próprio animal, levar à hospedaria, cuidar. A figura do samaritano é modelo para a ação da Igreja no campo da saúde e na defesa das políticas públicas.
Fonte: Texto-Base CF-2012 - Segunda Parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!