sábado, 21 de janeiro de 2012

Escutar o chamado do Pai




Irmãos e irmãs,

Neste Santo Domingo, somos convidados a lembrar que Deus ama cada homem e mulher e chama-o à vida plena e verdadeira. E a resposta do homem ao chamamento de Deus passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus.

A primeira leitura mostra Deus enviando o profeta Jonas a pregar a conversão aos habitantes de Nínive. Deus mostra a Jonas que Seu amor é maior que a justiça para com a humanidade. Há uma incondicional disponibilidade dos ninivitas em escutar os apelos de Deus e em percorrer um caminho imediato de conversão, constituindo dessa forma um modelo de resposta adequada ao chamamento de Deus, acreditando plenamente em Javé. Deus ama todos os homens e a todos chama à salvação, conversão, derramando sua bondade e sua misericórdia, oferecendo seu amor e sua salvação a todos os homens, ate os maus; é o amor universal de Deus, amor sem limites. Desafia-nos, então, a assumirmos a mesma lógica de Deus – lógica de perdão e de amor, não vendo os outros como inimigos que merecem ser destruídos, mas irmãos que é precisamos amar.


Paulo mostra na segunda leitura que o cristão vive mergulhado nas realidades terrenas, mas não deve viver para elas. Ele necessita saber que a realidade terrena é passageira e efêmera e não pode ser valorizada. Assim, convida-nos a ter consciência de que os valores deste mundo são passageiros. Dessa forma, Deus convida cada cristão, a priorizar aos valores eternos, converter-se aos valores do “Reino”. Portanto, para o cristão, é fundamental e deve ser posto em primeiro lugar, as realidades eternas, renunciando a realidade do mundo em vista de um bem maior, que deve ser sempre o amor a Cristo e a adesão ao Reino, anunciando a vida nova de ressuscitados que nos espera, transformando em serviço a Deus e aos irmãos.

No Evangelho, Marcos revela-nos o convite que Jesus faz a todos os homens para se tornarem seus discípulos e para integrarem a sua comunidade. Porém, pressupõe um caminho de conversão e de adesão a Jesus e ao Evangelho. De acordo com o projeto de Salvação de Deus para o mundo, é tempo de cumprimento de Suas promessas, o tempo de Deus está próximo, o “ungido de Deus”, Jesus, trará um tempo de paz, de justiça, de abundância, de felicidade sem fim – isto é, o tempo do “reinado de Deus”, mundo novo, preparado por Deus para o seu povo. Esta esperança está bem viva no coração de Israel na época em que Jesus aparece dizendo: “o tempo completou-se e o Reino de Deus aproximou-se”. Assim, é preciso converter-se, assumindo uma nova atitude de base, reformular os valores que orientam a própria vida, equilibrar a vida, colocando Deus no centro da existência. É fundamental escutar Deus, aderir à pessoa de Jesus, acolher em nossa vida, acreditar na boa nova de salvação e libertação.
Jesus propõe em cada palavra, que nasça um novo homem e nova mulher, capaz de amar o próximo, que viva não para os bens materiais, mas para a partilha; que não viva para ter poder, mas para o serviço e entrega da vida. Dessa forma, teremos um mundo novo – o “Reino de Deus”. E para que esse Reino aconteça, é preciso “escutar” o chamado do Mestre. O chamamento a entrar na comunidade do Reino é sempre uma iniciativa de Jesus dirigida a homens concretos, “normais”. É sempre um chamado categórico, exigente e radical, para fazer com Ele uma experiência de vida, para aprender com Ele a ser uma pessoa nova que vive no amor a Deus e aos irmãos. Exige uma resposta imediata, total e incondicional para seguir Jesus e para integrar a comunidade do Reino; Pedro, André, Tiago e João não exigem garantias, não pedem tempo para pensar, para se despedir do pai ou dos amigos, limitam-se a “deixar tudo” e a seguir Jesus.
Neste Santo Domingo somos convidados mais uma vez a olhar para a nossa vocação e nossa participação no projeto de Deus de implantação de Seu Reino. O nosso chamado não é ter Deus em nós, mas Deus ter a nós n’Ele. Não termos a Palavra de Deus em nós, mas sermos a Palavra de Deus. Não somos nós que construímos um mundo melhor para Deus é Deus que em nós constrói um mundo melhor. É Deus que nos chama, envia-nos, realiza em nós a Salvação. Somos caminheiros, caminhantes rumo ao Pai, em Sua vida e na Sua Glória. Que possamos integrar a comunidade do Reino, escutar o chamado, acolhendo de forma definitiva e plena, a Graça do Pai. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!