domingo, 4 de dezembro de 2011

Preparai o caminho do Senhor...

Irmãos e irmãs,
Neste Santo Domingo, Deus-pastor chefia a caminhada de libertação. Advento é tempo de proclamar a chegada da libertação do nosso povo. Preparar o caminho do Senhor é ajudar o povo a ter liberdade e vida. Celebramos a vida de todos aqueles que anunciam profeticamente a Vinda de Jesus.

Na primeira leitura, Isaías apresenta-nos que há uma voz que clama no deserto. Essa voz, consola, fala ao coração anuncia a libertação da escravidão. Como outrora no Egito, no fim do exílio babilônico. Deus revela seu amor reconduzindo o povo como um novo Êxodo, trazendo a esperança de mundo novo de justiça, como caminho para o surgimento de vida nova.

Pedro na segunda leitura lembra a vinda gloriosa de Jesus no final dos tempos e com são efémeras as coisas terrenas. E orienta-nos como deve ser santa a nossa vida. Temos de imitar a Jesus cumprindo fielmente a vontade de Deus. O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou – disse Ele.. O advento lembra-nos da primeira vinda do Senhor, mas nos desperta também para a Sua vinda gloriosa, no final dos tempos. E também no final da vida de cada um de nós, em que iremos ao Seu encontro.
Deus deseja a nossa salvação, sendo paciente conosco, dando-nos o tempo e a chance para a conversão. Enquanto esperamos a vinda do Senhor, pela santidade de vida, podemos apressar a construção de um novo céu e uma nova terra, onde reinará a justiça. É um convite a estarmos vigilantes, a viver em graça, a crescer na santidade.

O evangelho de Marcos enfatiza que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Boa Nova da salvação para a humanidade. Como o mensageiro, João Batista proclama o alegre anúncio, que culmina em Jesus e ressoa nas comunidades cristãs como apelo a anunciar a mensagem de libertação no mundo inteiro. João é aquele que prepara o caminho do Senhor com um chamado à conversão, mudança na maneira de pensar e agir. Propõe o batismo como sinal dessa conversão radical. Enviado como precursor, sua missão aponta para o maior, o Messias Salvador, que possui a plenitude do Espírito Santo para transformar e infundir vida nova.
João Batista, o precursor, propõe a conversão como meio para preparar o caminho do Senhor e acelerar a chegada de um mundo novo de justiça. Deus caminha conosco pelo deserto da história, ensinando-nos a endireitar as veredas através de nossos gestos fraternos e comprometidos com o Reino.
A voz profética de Isaías e de João Batista, ressoa, animando a nossa vida para a chegada de Cristo que vem. O nosso profetismo inspira-se na esperança de uma nova terra e novo céu, onde reinará para sempre a justiça, de braços dados com a paz. Ao celebrar a eucaristia experimentamos o já e o ainda não. “Anunciamos Senhor a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição” e suplicamos: “Vinde, Senhor Jesus”. A eucaristia é antecipação da alegria plena prometida por Cristo.
Grande é a promessa de Deus para aqueles que nEle acreditam. O profeta Isaías não desistiu de sua missão e mesmo diante do perigo anunciava a vinda do Messias. Encorajados pela Palavra do Senhor, como povo de Deus, a exemplo de Isaías e João Batista gritemos juntos: “Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas estradas!”. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!