domingo, 25 de dezembro de 2011

Hoje nasceu para nós o Salvador

Irmãos e irmãs,


Neste Santo Domingo, Natal do Senhor Jesus, somos convidados a contemplar o amor de Deus, manifestado na encarnação de Jesus… Ele é a “Palavra” que se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos e filhas de Deus”.


Na primeira leitura, o profeta Isaías anuncia a chegada do Deus libertador. Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao seu Povo uma era de felicidade sem fim. A salvação que Deus oferece, será testemunhada por toda a terra, como se o mundo estivesse de olhos postos na ação vitoriosa de Deus em favor de seu povo. O profeta convida-nos a substituir a tristeza pela alegria, o desalento pela esperança, proclama a salvação e promete o reinado de Deus, inaugurando uma era de paz, de bem-estar, de felicidade eterna.

A segunda leitura apresenta-nos, o plano salvador de Deus. Enfatiza que esse projeto alcança seu ápice com o envio de Jesus, a Palavra de Deus que os homens devem escutar e acolher. Esse projeto manifestou-se, numa primeira fase, através dos profetas; testemunhando a proposta salvadora e libertadora de Deus. E na segunda fase da história da salvação: Deus manifestou-se através do próprio Filho – Jesus Cristo, o menino de Belém, a Palavra plena, definitiva, perfeita, através da qual Deus vem ao nosso encontro para nos apontar o caminho da salvação e da vida nova.


No Evangelho, João revela-nos Jesus, a Palavra viva de Deus, esplendor da glória do Pai, a imagem do ser do Pai, a reprodução exata e perfeita da substância do Pai, N’Ele manifesta-Se o Pai; quem olha para Ele, encontra o Pai. Sua missão é completar a criação, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nasça novo homem e nova mulher, com vida em plenitude e que vive uma relação filial com Deus.
Deus, criador, veio ao encontro da humanidade e fez-se carne, habitou entre nós, tornou-se pessoa em Jesus, Filho único cheio de amor e de verdade. Assim, em Jesus contemplamos o projeto ideal de homem e de mulher, que nos é proposto como modelo, a meta final da criação de Deus. Dessa forma, quem quiser encontrar Deus e receber d’Ele vida em plenitude, salvação, deve-se voltar para Jesus, luz que ilumina o caminho, possibilitando-nos encontrar a vida verdadeira, a vida plena. Portanto, toda a obra de Jesus consistirá em transformar-nos para a vida nova, para a vida plena, a fim de que ele possa realizar em si mesmo o projeto de Deus: a semelhança com o Pai.
Sendo Jesus, a Palavra última e definitiva de Deus, Ele deve ser escutado como o caminho mais seguro para chegar a essa vida nova que o Pai nos quer propor. É tendo consciência desse fato que devemos acolher o “menino de Belém”; celebrando o mistério de Belém, o mistério de uma noite venturosa e singular, que está para além do tempo. Do seio da Virgem nasceu um Menino, uma manjedoura serviu de berço para a Vida imortal. Cristo nascestes entre nós vindo do Alto. Com o vosso nascimento, fizestes um tempo de salvação.
Natal, festa da vida, Jesus vindo à luz como cada um de nós, mistério da existência humana, trazendo esperança e alegria. Em Belém, uma Virgem Mãe deu à luz, mistério de Belém! Revelação da presença real, amorosa e terna, vivificante e eterna do Pai. Senhor Jesus, que contemplamos na pobreza de Belém, faça-nos testemunhas de sua verdade e de seu amor, o qual levou a despojar-se da glória divina, a fim de nascer entre os homens. Renascidos em Ti, reinaremos eternamente e assim neste Santo Dia, possamos proclamar: “Hoje nasceu para nós o nosso Salvador”. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!