domingo, 21 de agosto de 2011

Maria, assunta ao céu...é um chamado




Irmãos e irmãs,
Celebrando a unidade da Ressurreição na festa da Assunção de Nossa Senhora. Deus de infinito amor escolheu Maria para ser a Mãe do Salvador e a elevou até o céu para, desde já, fazer parte da sua glória definitiva ao lado de seu Filho, Jesus, Celebramos também a vida dos religiosos e religiosas que doam a vida e se dedicam unicamente a testemunhar o amor de Deus.

O livro do Apocalipse apresenta uma descrição do povo de Deus, que deu à luz o Salvador e depois refugiou-se no deserto, é uma lembrança à Igreja perseguida - até a vitória de Cristo. Maria simboliza a humanidade-Israel que dá a luz ao Messias. Na pessoa de Maria vislumbramos a combinação ideal de glória e humildade: ela deixou Deus ser grande em sua vida. Mostra para nós, que todo poder é delegação em vista do bem comum, e que a única memória que merece subsistir é a do serviço humilde que conduz à vida.

Paulo descreve que em Maria, realiza-se, desde o fim de sua vida na terra, as entradas dos que pertencem a Cristo na vida gloriosa do Pai, uma vez que o Filho venceu a morte e nos deu a vida eterna. Unida a Cristo a humanidade estará de novo submetida a Deus e o reino se manifestará completamente. Assim, todos são convocados por misericórdia divina que supera os limites e rejeições à salvação e à vida.

A solenidade da Assunção nos presenteia no evangelho com o texto do Magnificat. Assim, ainda no seio de sua mãe, João Batista recebe o Espírito prometido. Reconhece o Messias e o aponta através da exclamação de sua mãe Isabel. Em Maria, humilde serva, Deus tem espaço de para operar maravilhas. Como Maria, a Igreja também está cheia do Espírito Santo e o leva a todos os fiéis, como a Isabel. Maria traz consigo Jesus que dá sua vida a todos aqueles que o encontram. João Batista saltou de alegria no seio de Isabel. Isabel faz a bela profissão de fé na presença de Deus no seio de Maria: “Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor (Deus) venha me visitar? Ela é a nova arca da Aliança que leva em seu seio o Filho de Deus. Por isso, pode ser proclamada bem-aventurada. Nenhuma lição de vida é mais educadora e santificadora que Maria...

Maria é o grande sinal espiritual de Deus para o povo. Em sua Assunção, reconhecemos a revelação da realização do plano de Deus para a humanidade. O grande mérito de Maria é ter acreditado: “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Serão cumpridas nela, para todo o povo, as promessas de Deus. Maria se torna modelo do povo de Deus, ao acreditar na Palavra, pois disse: “Faça-se em mim, segundo a Tua Palavra”. Não é impossível a Deus que a Palavra se realize também nos filhos que ela gerou ao pé da Cruz. Maria é “serva do Senhor”, pois continua a serviço do povo de Deus, solidária com sua aventura divina. Com tantos nomes, ela se identifica com o povo que a ama.

A presença de Maria tem também uma dimensão política: Há no mundo os três poderosos: o ter, o poder e o prazer que invadem até a Igreja. Maria ensina a ter em Deus a riqueza, a alegria e o prazer de viver. Assim, são os humildes que não se transformarão em outros poderosos. Eles têm o poder de amar, servir como Maria o fez.
O Evangelho de Maria é a misericórdia, pois está em tudo unida ao Filho que veio revelar a misericórdia do Pai. Por isso podemos ter confiança em seu poder de intercessão. Elevada aos Céus, ela intercede pelo povo e o estimula a viver o mesmo dom, para chegar à ressurreição.

Maria assunta ao céu, de corpo e alma, é sinal da vida do povo grávido de Deus que aguarda a revelação da glória. Que a exemplo de Maria, medianeira, vocacionada, neste dia dos religiosos (as), grávidos do Verbo Divino, Jesus, Escutemos a voz forte e suave do Pastor da Messe: 'Vem e Segue-me'! Derramando sobre nós o teu Espírito, nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Um comentário:

  1. Olá, meu irmão
    Hoje na Missa, senti a presença forte de Maria Santíssima...
    Ela intercede para que os filhos de Deus muito amados sejam mais felizes e abençoados!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!