domingo, 15 de maio de 2011

Jesus, o bom pastor

Irmãos e irmãs,

Neste Domingo Santo, o Senhor ressuscitado se revela como pastor de nossas vidas e manifesta ternura e cuidado para com a gente. A alegria da Páscoa enche o universo e nos convida a dar graças pela vida que nasce da entrega de Jesus.

Irmãos e irmãs,

A leitura dos atos dos apóstolos, nos faz uma pergunta inquieta daqueles que ouviam Pedro testemunhar o Ressuscitado. Este questionamento brota do nosso coração à luz da palavra: “irmãos, o que devemos fazer?”

Pedro respondeu ontem e nossas comunidades missionárias respondem hoje: “Convertei-vos!”. Esta Palavra não perdeu sua força em nos dias atuais. Aliás, ela ressoa ainda mais urgente, pois, se não nos convertermos a um novo agir, destruiremos nosso amanhã ainda no dia de hoje.

Deus constituiu Senhor e Cristo a Jesus que foi crucificado. Uma vez que aceitamos o Batismo no seu nome, nossa vida se torna discipulado e, ao mesmo tempo, compromisso missionário. Nesta perspectiva tornam-se urgentes as orações pelas vocações sacerdotais e religiosas.

Seja o Cristo Bom Pastor, fonte de vida e esperança, nossa luz e nosso Mestre no caminho de conversão pessoal e social que nos propomos a percorrer inspirados pelo Tempo Pascal.

Queridos irmãos e irmãs,

Na segunda leitura, Pedro afirma que andávamos como ovelhas desgarradas, mas agora voltamos ao pastor e guarda de nossas vidas. Aprendamos a passar pela porta que nos leva para a vida, a termos cuidados com a vida dos que se sentem como ovelhas sem Pastor. Sua presença tão familiar a nós, suas ovelhas, nosso alimento e nossa força na Eucaristia.

Caríssimos irmãos e irmãs,

Em seu Evangelho, João revela-nos o Bom Pastor. A imagem da porta usada por Jesus é nos ajuda a entender que a imagem do pastor. Jesus se apresenta como a “Porta” do redil. “Quem entra por mim, diz Jesus, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem”. Porta significa comunicação, passagem, proteção, segurança, aconchego. A porta de entrada para a vida é Cristo. Jesus não é apenas o Pastor verdadeiro, mas a Porta das ovelhas e dos pastores. Ele nos conhece pelo nome, guia-nos para fora, caminha à nossa frente. Revela sua ternura, mansidão, paciência e amor, qualidades que costumam acompanhar os pastores, inclusive até sua entrega à morte. As imagens de pastor e porta evidenciam também nossa missão pastoral na comunidade, seja qual for o serviço ou a função que exercemos. Jesus Pastor e Porta é proposta para uma séria revisão: somos lideranças que vamos ao encontro das pessoas, ou ficamos de braços cruzados esperando que elas venham? Estamos saindo rumo ao mundo, passando por Jesus e seu projeto do Reino?

A tarefa da comunidade, das lideranças, de agentes de pastoral e de quem tem qualquer responsabilidade no rebanho de Cristo é lutar pela vida, em qualquer lugar onde ela esteja ameaçada. É muito importante aprendermos as atitudes de Jesus. É fundamental a atitude carinhosa de conhecer, chamar pelo nome, ser capaz de baixar-se, deitar-se para ser porta de passagem e de proteção da vida e bem-estar das ovelhas. Importante é sermos porta e não muro que impede o acesso a Cristo, à vida.

Jesus, o Bom Pastor, é o nosso único mediador junto do Pai. Ele conhece e ama a todos e a cada um de nós. Foi fiel ao plano do Pai, entregando sua vida para a nossa salvação. A exemplo de Jesus ofereçamos nossa vida a Deus, servindo a cada irmão e irmã, especialmente aos mais necessitados. Jesus Cristo é o Pastor por excelência. A Ele podemos e devemos confiar toda nossa vida, escutar sua voz e praticar tudo o que Ele nos ensina.

Irmãos e irmãs,

Jesus, o Bom Pastor, conduz as ovelhas a Deus. Esse pastoreio é transmitido por Ele à sua Igreja. Através dela, o Cordeiro glorioso torna-se presente no mundo, o Cristo torna-se vivo. Jesus, o Bom Pastor, é também ovelha, cordeiro, alguém que assumiu a sorte da humanidade, mas que deu a vida por ela. Este Pastor é digno de fé. A Igreja constitui sinal e instrumento por meio do qual Jesus Cristo deseja conduzir todos ao Pai, a fonte da vida. É pelo testemunho dos seus discípulos que Jesus continua a ser o Bom Pastor no mundo inteiro, para todos os seres humanos. Ele exerce essa função de modo especial pelos ministros ordenados: bispos, presbíteros e diáconos, religiosas e religiosos. Por isso a Igreja, neste domingo, reza pelas vocações sacerdotais e religiosas. Mas todos os cristãos, por seu testemunho, participam do pastoreio universal de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo em que somos conduzidos, ouvindo a sua voz, sendo ovelhas, exercemos também a missão de pastores, conduzindo as pessoas até a fonte da vida. Assim, Cristo está ressuscitado no mundo.

Jesus Cristo é o verdadeiro, o único, o santo de nossas vidas, que deu a vida por todos nós. Ele continua ressuscitado por meio do serviço dos cristãos, pela ação da caridade, sendo porta que se abre para que a vida seja abundante e feliz para todos.

No caminho profético e missionário que nossa Igreja possa continuar a ser neste tempo, o rosto de Cristo Bom Pastor que na celebração, na Escuta da Palavra e na prática da Caridade, continua cuidando e protegendo seu povo.

Como Jesus Cristo, o Bom Pastor, a Porta das ovelhas, somos todos chamados a conhecer e a nos deixar conhecer pelo povo que o Senhor nos confia. Neste conhecimento mútuo, certamente chegaremos às angústias, esperanças, inquietações, sofrimentos e dificuldades do povo de Deus e será a partir deste chão que poderemos concretizar o princípio da vida para todos. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!