sábado, 9 de abril de 2011

Lázaro vive em Cristo

Irmãos e irmãs,
Neste Santo Domingo Quaresmal, façamos a experiência de celebrar Jesus Cristo que acontece em todas as pessoas e grupos que promovem e lutam contra a morte. Assim, façamos a experiência de Lázaro, sermos arrancados do túmulo e conduzidos à vida.

Queridos irmãos e irmãs,
A leitura da profecia de Ezequiel nos mostra que Deus não quer que seu povo seja como ossos ressequidos abandonados nos túmulos. Ao contrário, pela força de sua Palavra promete e liberta seu povo de qualquer espécie de servidão e morte. Realiza a promessa efetiva de trazer de volta à vida e, a materialidade dessa vida assenta-se no restabelecimento da terra. Nesse sentido, podemos afirmar que a luta pela terra é essencial para a construção da vida. A terra da criação que geme em dores de parto, clama por uma relação de cuidado, mantendo a beleza da criação, com fraternidade e vida. A mãe-terra representada pelo planeta na Campanha da Fraternidade requer atitude cristã de defesa pela vida em todas as suas formas.

Caríssimos irmãos e irmãs,
Paulo exorta-nos a viver segundo o Espírito, pois, os que vivem segundo a carne não agradam a Deus. Jesus morreu e ressuscitou, comunicando-nos seu Espírito. E viver com a presença do Espírito é estar repleto de graça, justiça e vida, fazendo em nossas ações, as opções em Jesus, sejam traduzidas em doação e entrega de si aos outros. Paulo faz-nos questionar: o que é uma política “segundo a carne” e uma política “segundo o Espírito”? Quem a comunidade põe como centro de atenção? O que significa agradar a Deus num tempo de tantas desigualdades e discriminações sociais como o nosso?
É preciso reafirmar nossa entrega plena as grandes causas ambientais e sociais que agridem o projeto do Pai. Assim, para viver em Cristo ressuscitado há um compromisso de libertação do povo, que se liberta na terra livre e no irmão necessitado.

Amados irmãos e irmãs,
João neste tempo quaresmal continua revelando-nos em Jesus a manifestação plena da glória de Deus. Lázaro morto é um forte apelo ao mestre que se une ao sofrimento de Marta e Maria. Há um receio dos discípulos ao retorno de Jesus a Judéia, porém, Jesus aquele que vence as trevas, luz do mundo, diz: “Quem caminha de dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas quem anda de noite tropeça, porque lhe falta a luz”. Para que a graça do Pai seja reconhecida, Jesus afirma que: “alegro-me por vossa causa, por não ter estado lá, para que creiais”.
O diálogo com Marta e Maria mostra-se repleto da luz de Cristo, suas palavras são de crença na graça de Deus e fazem uma profissão de fé que mostram total confiança em Jesus, verbo Humano-Divino. Assim, Jesus afirma: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.”.Cristo, ressurreição e vida, abre as portas da vida eterna e plena para todo aquele crê. Não existe morte para todo aquele que anda nos caminhos do Senhor. Há sempre uma esperança, alicerçada na certeza, de que a morte em Cristo, é vida que ressurge na luz da libertação plena.

Estimados irmãos e irmãs,
Jesus chora, ama a humanidade e se solidariza com os Lázaros, Martas e Marias de todos os tempos, ordenando que soltemos as amarras que prendem os dominados. Onde e como estamos soltando as amarras dos que hoje são condenados a morrer? Como está acontecendo no que se refere à garantia dos direitos dos excluídos em nosso país?
Quando Jesus diz a Lázaro: “vem pra fora”. Há um convite que se amplia para nós, para desarmados de tudo o que nos prende, preso em nossos túmulos, de promover a vida, na libertação do povo em todas as formas de opressão. É preciso crer para que a vida possa manifestar em nosso meio.
Cristo ressuscitado resplandece, celebrando a Páscoa em nossas vidas, quando vivemos a certeza, que não há morte em Cristo, pois, todo aquele que crê viverá. Aprendemos, por meio dessa revelação divina, que Deus prova aqueles que amam e como Ele ama a todos, logo, todos são provados, mas nunca acima de nossas forças; porém, para nossa santificação é que nos prova para que tenhamos a vida eterna.
Jesus, o Filho amado de Deus, veio para fazer novas todas as coisas, isto significa que o Reino de Deus foi inaugurado por Ele, isto é, a Nova Criação já está posta; a Vida Eterna já é uma realidade para aqueles que acreditam na ressurreição em Cristo Jesus. Assim, Adriana canta e nos faz afirmar: “Não dá pra se medir. Não dá pra comparar. A grandeza que vem de ti. É mais que terra, céu e mar. Quando eu penso que sei. Me surpreendo outra vez. Com teu milagre, ó amado Deus! “ Quantos Lázaros ainda necessitam de terem a vida reestabelecida? Há milhares de pessoas que tem suas vidas ceifadas pela fome e miséria. Para que os Lázaros venham pra fora, é preciso romper essas barreiras e pedras que impedem a liberdade plena e vida em abundância. Assim seja! Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!