sábado, 19 de fevereiro de 2011

Santidade: relação e caminho de amor


Irmãos e irmãs,

Neste Santo Domingo, acolhendo a palavra que o Senhor dirige aos seus discípulos no alto da montanha, celebramos a vida do mestre Jesus que se manifesta na luta de todas as pessoas e grupos que testemunham um amor e um perdão sem limites para com todos e comprometem-se com a causa da justiça. Somos chamados a amar os nossos inimigos e a ser santos como o Pai do céu é santo.

Queridos irmãos e irmãs.

O livro do levítico revela-nos que Javé, o Deus da Aliança, exige que o povo seja santo, assim como ele próprio é santo. Deus Santo remete-nos a um verdadeiro tratado de espiritualidade que ensina o povo a trilhar o caminho da santidade. A norma fundamental é o amor ao próximo. A santidade se caracteriza pela prática da justiça libertadora, para produzir um relacionamento comunitário que concretize o projeto de Deus.

Amados irmãos e irmãs,

Paulo apresenta-nos o agente pastoral, este é um servidor do projeto de Deus concretizado em Jesus Cristo e que consiste em reunir os homens no compromisso de fé com Jesus, cuja ação deve continuar em plena busca da santidade pessoal e comunitária e faz-nos questionar: a quem pertencemos? Esta é uma pergunta inquietante para a comunidade inteira, mas sobretudo para as lideranças. Nossa comunidade reproduz a sociedade ou é lugar onde Deus mora e dá a conhecer sua sabedoria?

A sabedoria do projeto de Deus põe abaixo todos os projetos da sociedade. Conhecendo e vivendo o projeto de Deus, a comunidade cristã é livre para acolher o chamado de Deus, à santidade, que apesar de pessoal, mas se concretiza em seu aspecto comunitário.

Caríssimos em Cristo Jesus,

No Evangelho segundo Mateus, Jesus propõe atitude nova, a fim de eliminar pela raiz o círculo do olho por olho, dente por dente. Abre-se para relacionamento humano pra além das fronteiras que os homens e mulheres, povo de Deus, costumam construir. Amar, mesmo o inimigo, é entrar em relação concreta com aquele que também é amado por Deus, mas que se apresenta como problema para mim. Resolver e redimir os conflitos é também uma tarefa do amor.

Justiça do Reino é amor aos inimigos. Nosso país vive imerso na violência. Como acabar com esse círculo vicioso? Quando foi que nossa comunidade venceu a violência? O que significa ser perfeitos como o Pai do céu?

Os discípulos são convidados a um comportamento que os torne filhos testemunhando a justiça do Pai. “Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu.” Não basta falar de santidade. Precisa vivê-la. Esse é o testemunho
Um cristão autêntico tem em seu coração o amor, fé, paz, mansidão, sinceridade, bondade, honestidade e esses traços de caráter vão sendo confirmados, ampliados, amadurecidos e desenvolvidos em busca da santidade, tendo como referência Cristo Jesus.

Irmãos e irmãs de fé,

Santidade é o hábito de ser uma só mente e coração com Deus, amando o que ele ama e seguindo vossa palavra. Uma pessoa santa se esforçara para guardar cada mandamento revelado. Uma pessoa santa se esforçara para ser como Jesus Cristo. Uma pessoa santa será um testemunho de mansidão, temperança e bondade. Uma pessoa santa buscará a caridade e a fraternidade. Uma pessoa santa buscará a misericórdia em suas ações. Uma pessoa santa buscará a pureza de coração. Uma pessoa santa buscará o temor a Deus. Uma pessoa santa buscará a humildade. Uma pessoa santa buscará fidelidade em sua caminhada vivencial. Enfim, uma pessoa santa buscará em sua mente coisas espirituais, tentará se concentrar nas coisas do alto, sua fonte de vida estará na comunhão com Deus por meio da oração, da Palavra e da vivência com o povo. É necessário crermos que a vida de santidade é viável, pois, Deus nunca nos convida a algo inatingível. Ele chama seus discípulos para perto de si com exclusividade, e isso exige que nós discípulos desprendamos de tudo o que estiver preso aos nossos corações, inclusive o medo de assumir o Cristo. E assim vivamos conforme versada na música fim dos dias: “Dessa história que se repete mais uma vez. Quando o tremor faz perder a esperança Acreditar! Olhar as ruas que parecem desabar. Surge uma luz. Eu grito tentando avisar, me consola o Teu amor! Mesmo que venha o fim de tudo, PERMANECEREI. Meus dias se passam, Sempre eu confiarei no amor”.

Santidade é uma relação de amor. A vocação do cristão é vocação à santidade, criando e construindo relações e caminhos de amor com todos, à semelhança de Deus. Assim seja! Amém.

Um comentário:

  1. Olá, Duarte
    "...espiritualidade que ensina o povo a trilhar o caminho da santidade"...
    Vejo a santidade como caminho da perfeição sugerida por Deus para cada um de nós... que implica em processo e luta interior...
    Tenho uma proposta também em meu post de ontem...
    Entre na roda com a gente!!!
    Abraços fraternos e excelente fim de semana.

    ResponderExcluir

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!