sábado, 12 de fevereiro de 2011

Escolha de sabedoria: Cristo


Queridos irmãos e irmãs,
Graças a este Domingo Santo, em que do alto da montanha, o Senhor continua nos chamando e formando como seus discípulos. Somos desafiados neste Santo Dia a praticar a justiça com radicalidade e a obedecer aos mandamentos de um modo novo e total, buscando uma nova atitude na relação uns com os outros e no uso da palavra.

Irmãos e irmãs em Cristo Jesus,
O texto do Eclesiástico oferece ótima oportunidade para refletir sobre a liberdade. Deus criou a humanidade livre, e isso comprova a grandeza, tanto de Deus como do ser humano.
Por isso, devemos questionar: por que estamos vivendo na sociedade de modo geral uma situação generalizada de morte? Onde estão suas raízes? Qual é a vontade de Deus nesta situação?
Isso mostra que, ser livre significa tomar decisões pessoais e coletivas para encaminhar a sociedade e a história. Os erros e acertos são mérito e responsabilidade do próprio homem, sempre convidado e rever seus projetos a luz do projeto de Deus, que só quer liberdade e vida para todos.

Caríssimos em Cristo,
Paulo faz questionarmos: em que consiste a maturidade na fé? Revela-se assim que os cristãos que aprofundaram a fé possuem a verdadeira sabedoria, que consiste no seguinte: Deus salva o mundo por meio de Jesus. O homem que só confia em sua própria capacidade não consegue atingir essa compreensão de sabedoria e vida plena. Os coríntios chegaram a fé foi pelo Espírito que agiu neles através de Paulo. O Espírito, que sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus, vai mostrando às pessoas e comunidades qual é o projeto de Deus, conduzindo à maturidade, fruto da sabedoria que desde a eternidade Deus destinou para nossa glória.

Estimados irmãos e irmãos,
No Evangelho de Mateus Jesus propõe a reflexão sobre a justiça do Reino. Diante disso refletimos: nossas relações pessoais e comunitárias favorecem a justiça que conduz à vida para todos? De que forma exercemos alternativas daquela justiça que atualiza o projeto de Deus para a sociedade em nossas comunidades?
Jesus traz alguns exemplos dos mandamentos para mostrar-nos que cumprir determinados preceitos ou ritos de forma superficial e somente por cumprir, não é suficiente; como por exemplo, a necessidade de juramentos, sinal de que a mentira e a desconfiança pervertem as relações humanas.
A lei não deve observada simplesmente por ser lei, mas por aquilo que ela realiza de justiça. Cumprir a lei fielmente não significa subdividi-la em observâncias e práticas minuciosas, criando uma burocracia escravizante; significa, buscar nela inspiração para a justiça e a misericórdia, a fim de que tenhamos vida e relações mais fraternas.

Amados irmãos e irmãs,
Com a Graça Divina da Sabedoria contemplamos o chamado do Mestre Jesus que convida-nos o amor verdadeiro e leal. É preciso entender a liberdade concedida pelo Pai à humanidade: “Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir”. Somos livres na busca e na luta pela justiça do Reino. Por isso, não podemos cair na prática pela prática. È preciso uma práxis, uma prática refletida de nossas opções com ação-reflexão-ação em constante processo dialético com a realidade. Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da justiça e não da injustiça, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Jesus exige relacionamento em que as pessoas sejam verdadeiras e responsáveis. Assim, exige que tenhamos a coragem de amar, lutando pela justiça do Reino, com equidade social, ambiental e econômica. “Deus destinou, desde a eternidade, uma sabedoria para nossa glória”. Nesse sentido, vivamos a canção: “Sabe de tudo, não quero esperar, a minha vida, me ajude a cultivar. Há sempre uma escolha, há sempre um caminho, que a opção por Cristo vão me indicar". Assim seja! Amém
.

Um comentário:

  1. Olá
    O único que tenho certeza absoluta é o Amor de Deus por todos nós, sem exceção...
    A sua Santa Vontade se percebe no dia a dia quando estamos em comunhão com Ele ou, pela Graça que nunca nos falta...
    Se estivéssemos todos empenhados na sua Sábia Vontade o mundo seria todo azul...
    E a vida jorraria em abundância (Jo 10,10)...
    Abraços fraternos e de paz.

    ResponderExcluir

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!