domingo, 9 de janeiro de 2011

Pelo batismo recebemos uma missão


Queridos irmãos e irmãs,
Neste Domingo Santo, recordamos o dia em Jesus foi batizado e manifestou publicamente a sua adesão ao Pai e à missão que lhe foi confiada. Assim, celebramos a vida de Jesus Cristo que acontece em todas as pessoas e grupos que, superando os seus próprios limites, continuam hoje a missão de Jesus entre os pobres e pequenos.

Irmãos e irmãs,
Isaías nos aponta a figura do servo. Esse servo simboliza todo povo pobre e fiel. È a grande novidade que Javé prepara: o missionário escolhido que, graças ao Espírito de Javé, recebe a missão de fazer que surja uma sociedade conforme a justiça e o direito. Essa profecia se cumpre em Jesus, aquele que salva, o Deus-conosco, o centro da Aliança, Luz das nações. Ele não submeterá os fracos ao seu domínio, mas o seu agir acabará produzindo uma transformação radical, onde justiça e paz se abraçarão e não haverá mais opressão.
Em nossas comunidades o servo de Javé é cada um de nós, que se coloca a serviço para implantar a justiça. Por isso, examinamos juntos nossa missão para não quebrar o caniço rachado, não apagar a mecha que ainda está fumegando; não cansar e nem se deixar abater enquanto não for firmado na terra o direito.

Irmãos e irmãos em Cristo,
Nos atos dos apóstolos, Pedro mostra que o ponto de partida da evangelização e da catequese é o reconhecimento de que o povo de Deus é formado por todos aqueles que o respeitam e praticam a sua vontade. É essa prática da justiça que a evangelização visa a descobrir, fazer crescer e educar, mostrando tudo o que Deus realizou em favor dos homens através de Jesus Cristo.
O povo que Deus procura não depende de raça ou nação, pois Deus não faz distinção entre as pessoas. O texto de atos é uma excelente oportunidade para agradar a Deus. Não é preciso ser desta ou daquela religião, basta ser solidário e amar a justiça com o coração, as mãos e os pés.
Assim, toda a atividade de Jesus está fundada na ação cristã de despertar relações justas entre os homens, a fim de que eles vençam a alienação e construam uma sociedade voltada para a vida. Portanto, toda a atividade de catequese volta-se para construir a ação de Jesus em nosso meio, vivendo com inquietude a Santidade de Cristo Jesus, que ilumina nossa caminhada, vivenciando o amor pleno na ação evangelizadora.

Amados em Cristo Jesus,

Mateus descreve o batismo de Jesus de maneira singular, repleto de sinais de esperança e fé que marcam este momento. O batismo de Jesus revela plenamente o nosso batismo em Cristo Jesus, assim como a gestação de nosso primeiro nascimento aconteceu na água, também o batismo na água significa realmente que nosso nascimento para, a vida divina nos é dado no Espírito Santo. . Nossa Igreja pede a Deus que, por seu Filho, o poder do Espírito Santo desça sobre a água, para que os que forem batizados nela "nasçam da água e do Espírito" (Jo 3,5). E "batizados em um só Espírito" também "bebemos de um só Espírito", assim o Espírito é a água viva que jorra de Cristo crucificado como de sua fonte e que em nós jorra em Vida Eterna.

O Espírito inunda de luz nossa caminhada faz-nos renovar nosso batismo. Em Cristo, os batizados são "a luz do mundo". Assim, o céu abre-se hoje para recebermos a graça do Espírito Santo, tornando-se um cristão, isto é, "ungido" do Espírito Santo, incorporado a Cristo, que é ungido sacerdote, profeta e rei.

Queridos irmãos e irmãs,
O Batismo de Jesus aponta para seu serviço. À luz do Batismo de Jesus, podemos nos perguntar: O que significa nosso Batismo? Lembramos de quando fomos batizados/ Sabemos da data que renascemos em Cristo Jesus? Como vivemos o nosso batismo?
Certamente, hoje ouvimos a voz que elege cada um de nós como Filho Amado do Pai, "vestindo-nos de Cristo", pedindo para prestar atenção naquilo que nós dizemos, seguindo o programa da vida de Jesus, isto é, realizar plenamente a vontade de Deus e seu projeto salvador. Pois, “Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo”.
Missão é elemento essencial da vocação de todo batizado, por isso vivamos e proclamamos: “Pelo Batismo recebi uma missão, vou trabalhar pelo Reino do Senhor/ Vou anunciar o Evangelho para os povos. Vou ser profeta, sacerdote, rei, pastor. Vou anunciar a boa nova de Jesus. Como profeta recebi essa missão/ Aonde eu for serei fermento, sal e luz, levando a todos a mensagem de cristão”.
Fazendo memória do batismo do Senhor, renovamos o nosso batismo e nos propomos a um maior engajamento na missão.
renascendo e indo ao encontro do povo, dizendo o SIM profético, aberto ao Mistério Divino, para dar ao mundo testemunho de coerência e santidade de vida em tudo, amando e servindo. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!