domingo, 23 de janeiro de 2011

Luz para sermos pescadores


Queridos irmãos e irmãs,
Neste Domingo Santo, vemos se cumprir o anúncio feito na noite de Natal:
“O povo que estava nas trevas viu uma grande luz!”.
Acompanhando Jesus no início de sua missão, na Galileia, junto aos mais pobres, anunciando a chegada do reino de Deus, chamando os seus primeiros discípulos e curando a multidão, celebramos Jesus Cristo que se manifesta na luta daqueles são presença de amor junto aos excluídos e marginalizados e que tornam presente entre nós o reino que Jesus veio anunciar.

Irmãos e irmãs,
O Profeta Isaías mostra que Javé libertará e trará paz ao povo oprimido. É o nascimento do Emanuel, chamado Ezequias, filho herdeiro de Acaz, que leva Isaías a essa luminosa esperança. O profeta prevê um reinado sábio, fiel a Deus, duradouro e pacifico que ele manterá a dinastia de Davi, estendendo o reinado e organizando uma sociedade fundada no direito e na justiça.
Mateus aplica essa profecia à pessoa e ação de Jesus, o Emanuel, Deus-conosco, Jesus Cristo, filho amado, luz do mundo: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz”. A Luz do Mundo, Jesus, transforma nossa s vidas. Quando Jesus invade nossas vidas, sua Luz passa a ser refletida através de nós. Assim, seremos um “soldado” do Reino, lutando contra os jugos que oprimem o povo.

Caríssimos em Cristo,
Paulo exorta a comunidade pela unidade, deixando as diferenças e possíveis desavenças.
E faz-nos questionar: Será que nossas comunidades refletem as mesmas divisões que haviam em Corinto? Será que compreendemos o sentido da vivência comunitária?
Assim, não podemos absolutizar as pessoas, pois, leva divisão à comunidade, desqualificando a função dos líderes. Os evangelizadores e líderes das comunidades são apenas instrumentos para levar a comunidade a Jesus Cristo.
“Um dos valores mais determinantes da nossa vida é a justiça, mas na maioria das vezes deixamos de lado a justiça de Deus para viver a justiça dos homens, fundamentada na troca de valores e não na gratuidade de quem de fato ama. Quem ama verdadeiramente reconhece que Deus é amor e tudo o que somos e temos vem dele, como prova desse amor gratuito. Assim, as nossas atitudes não podem ser determinadas pelas diferentes formas de comportamento das pessoas que nos rodeiam, mas pelo amor gratuito de Deus que deve fazer com que sejamos capazes de superar toda forma de vingança em nome da justiça e procurar dar a nossa contribuição para que o mundo seja cada vez melhor”.(CNBB).
O que faz a unidade da comunidade cristã é o batismo em nome de Jesus e a submissão a ele como único Senhor. E como batizados, cristão, somos chamados a sermos inundados pela Luz e re-significar nossa vida, a vida dos irmãos, nossa caminhada, fazer o Reino acontecer.

Amados em Cristo Jesus,
A prisão de João Batista foi para Jesus um sinal de que o Evangelho de Deus teria que ser anunciado e de que o reino dos céus estava próximo. E foi caminhando à beira do mar que Ele encontrou e escolheu os Seus primeiros seguidores. Jesus não quis fazer nada sozinho, e começou a convocar aqueles que o acompanhariam e seriam os seus colaboradores.
Mateus revela que Jesus começa sua atividade na Galiléia. Assim, a esperança da salvação se inicia justamente numa região da qual nada se espera distante do centro econômico, político e religioso do seu país. A atividade de Jesus é dirigida aos mais pobres, necessitados e marginalizados, consiste em palavra e ação, fé e vida. Traz a Palavra, ensinando e pregando à luz da vida, realidade.
A pregação de Jesus tem a mesma radicalidade de João Batista, é preciso total mudança de vida, porque o Reino do Céu está próximo, são as primeiras palavras de Jesus: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Essas palavras representam a chave para interpretar toda a atividade de Jesus. Convertei-vos: Não é mais tempo de esperar. É hora de agir. A ação de Jesus exige mudança radical da orientação de vida, é preciso aceitar o que Jesus realiza e empenhar-se com ele. O Reino está próximo: é o amor de Deus que provoca a transformação radical da situação injusta que domina os homens, o reino é dinâmico e está sempre crescendo.

Irmãos e irmãs,
“O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. Cada pessoa foi transportado da região da sombra da morte, para o Reino da Luz! Agora, a Luz do Mundo brilha em nós. Sendo assim: Quando surgirá finalmente aquela luz que tira pessoas e comunidades do estado de morte? Se Jesus é essa luz, e se estamos iluminados por essa Luz, por que tardamos em realizar seu projeto?
O chamado dos primeiros discípulos é um convite aberto a todos os que ouvem as Palavras de Jesus. Simão e André deixam o trabalho; Tiago e João deixam a família... Isso nos mostra que seguir Jesus implica deixar a segurança, a zona de conforto, que impedem o compromisso com uma ação transformadora. É urgente dialogarmos com a comunidade para saber o que ela pensa a respeito do projeto de Deus, que é liberdade e vida para todos, realizando nossa missão de lançar as redes, às vezes também “consertando”, parando um pouco, avaliando a caminhada, aparando as arestas da vida comunitária e do Reino, ouvindo o chamado de sermos Luz.
O Evangelho nos inspira a questionar: Como está sua vida? Você tem muitas ocupações e preocupações? O que faz você assumir ou não assumir compromissos para o Reino? Como você tem buscado a Santidade do Reino em Cristo Jesus?
Hoje Jesus anuncia-nos como “pescadores” e nos convida: "Luz! Seja luz, Para aqueles que ainda precisam encontrar Jesus. Seja luz! Mostre ao mundo que vive nas trevas que existe uma luz/É Jesus. É Jesus". Mesmo que tenhamos trabalho e família, Jesus nos convoca para assumirmos o compromisso de sair à busca de Evangelizar com Ele. Luz para Lançarmos nossas redes, sermos pescadores e transformarmos vidas com o compromisso de anunciarmos e colaborarmos com a construção do Reino, “Reino novo e mais irmão”. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!