sábado, 15 de janeiro de 2011

Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus


PRIMEIRA LEITURA: Is 49,3.5-6
SEGUNDA LEITURA: 1Cor 1,1-3
EVANGELHO: Jo 1,29-34


Irmãos e irmãs,
Neste Domingo Santo, unido a João Batista, testemunhamos que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. Que elimina o pecado do mundo com sua morte na cruz e batiza no Espírito Santo por sua ressurreição.
Celebramos a vida de Jesus Cristo que se revela em santidade nas pessoas que testemunham sua fé em favor dos irmãos.

Queridos irmãos e irmãs,
Isaias mostra a missão profética do servo: o qual recebe a missão desde o início, já no ventre. Conforme Jr 1,5 “antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações”. O servo recebe a missão de anunciar a palavra, proclamar a boa nova de Javé que reúne e traz vida plena ao povo, organizando, liderando para a libertação com equidade social e justa distribuição dos bens.
A missão do servo ultrapassa os limites de uma nação, é Luz para todos os povos. O servo com sua presença gloriosa é certeza de plenitude e salvação a todas as nações.

Amados em Cristo Jesus,
Paulo invoca a unidade, ponto central da fé e da busca pela santidade, Cristo Jesus. Há sempre uma voz que chama sem cessar, há um chamado a sermos santos e santos, tendo a referência em Jesus, mestre e modelo que nós concede a graça de buscar viver em santidade.
Quando há um Deus que chama, existe vocação, vocação “vocare-chama”. Assim vocação é uma chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta que responde.
A vida de todo ser humano é um dom de Deus, "Somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus". Portanto, construímos e vivemos nossa santidade celebrando a vida de Jesus em nossas vidas, fazendo acontecer Jesus em minha vida e na caminhada do povo de Deus.

Caríssimos em Cristo Jesus,
O Evangelho de João revela que Jesus é o servo de Deus, anunciado pelos profetas. Também é o cordeiro, que vem para substituir o cordeiro pascal. Jesus é o messias que vem conduzir a humanidade para uma vida de liberdade.
João Batista, cuja missão era preparar o caminho até Cristo, identificou por orientação Divina, Jesus como o Cordeiro de Deus: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.
Em seu espírito de humildade, Jesus personifica o cordeiro. O cordeiro, notado pela mansidão, representa também a pureza. O cordeiro Jesus liberta-nos para uma nova vida, é fonte de misericórdia, concedendo a graça do perdão e da salvação para todos. Cristo, se dá no Pão, cordeiro imolado se faz refeição, na Santa Eucaristia, partilhando sua entrega total, Divindade em Ceia, presença real em nosso viver.
Tendo a testemunha do Cordeiro de Deus em nossa vida, há de questionarmos à Luz da Palavra e da fé: De que forma somos servos de Javé? Quem é Jesus para nós? De que forma o conhecemos? Até que ponto nossa vivência enquanto comunidade cristã reflete o ser e o agir de Jesus? Onde está a santidade de nossas comunidades? Qual a ação do Espírito na vida de nossas comunidades? Qual é o pecado do mundo que Jesus, servo-cordeiro, elimina com sua morte e ressurreição? Que tipo de testemunho é o nosso?

Irmãos e irmãos,
Jesus, Cordeiro Santo, pão sagrado representa e simboliza: “Um maná para os povos da América; Pão na mesa de todos os dias/ Pão de Deus/Pão do Céu/Pão dos anjos/Pão bendito da eucaristia. Um maná para os povos da América/ Repartido e vivido com fé/ Seja o fruto da nossa esperança/Em Jesus de Nazaré. Pão da paz para o irmão que tem fome/ E quem ama jamais negará/ Que este pão seja dado em teu nome/ E de fome ninguém morrerá”.
Neste tempo em que ainda persiste a graça, a sabedoria clama a todos os filhos de Abraão para que vejam a Cristo e o adorem, como fez João Batista: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!". Assim seja! Amém.

5 comentários:

  1. BOM DIA JOEL, FIQUEI MUITO FELIZ DE TE RECEBER COMO SEGUIDOR DE MEU BLOG,PODE TER CERTEZA QUE ESTAREI TODOS OS DIAS PASSANDO POR AQUI.TE PRESENTEIO COM O SELINHO DE MEU BLOG ,FIQUE A VONTADE PARA BUSCÁ-LO.QUE A PAZ ESTEJA CONTIGO NESTE DIA.ABRAÇOS CRIS

    ResponderExcluir
  2. Olá Joel! Que bom saber que mais e mais catequistas estão dispostos a utilizar essa ferramenta tecnológica a favor da Evangelização. Parabéns pelo seu trabalho! Serei mais uma entre seus seguidores. Abraço e fique sempre na Paz do Senhor Jesus. Silvanety

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Que seja essa a nossa confissão de fé!!!
    Abraços fraternais e que tudo se normalize logo na Região Serrana do RJ.

    ResponderExcluir
  4. Oii!!fiquei feliz com sua visita e como meu seguidor estarei sempre fazendo uma visita.Fique com Deus...

    ResponderExcluir
  5. jesus cristo existe e eu amo ele!!!!!!!

    ResponderExcluir

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!