domingo, 5 de dezembro de 2010

A voz clama no deserto...preparai os caminhos do Senhor

Queridos irmão e irmãs,

O profeta Isaías projeta para o reinado de Ezequias o ideal utópico de uma sociedade que chegou à realização plena. Esse reinado se fundará no total espírito de Javé: os setes dons - sabedoria, discernimento, conselho, fortaleza, piedade, ciência e temor de Deus - que fará surgir uma sociedade alicerçada na justiça, produzindo paz e harmonia. O novo Testamento vê o cumprimento dessa profecia na pessoa de Jesus: é a partir da ação dele que se constrói o mundo novo, onde todas as coisas se reconciliam, pois, um novo céu e terra se aproximam, o reino se faz esperança e os povos se juntarão e verão acontecer a tão sonhada comunidade perfeita, com todos, numa igualdade plena, divina, é céu na terra, pois, nasce o rebento – Jesus e os povos estarão repletos de sua luz, que conduz-nos pelos caminhos da paz.

Amados em Cristo,

Paulo alerta que os cristãos mais conscientes não devem usar sua força e prestígio para impor aos outros a própria opinião e conseguir poderes sobre a comunidade. Não foi esse o modo de proceder de Jesus Cristo, que veio para servir e dar a vida. O respeito e o bem do outro é o maior sinal do cristão consciente.

O acolhimento mútuo no amor é o caminho para que as mentalidades diferentes não quebrem a união da comunidade. Assim fez Cristo, que acolheu judeus e pagãos num só povo. Além disso, a comunidade não deve julgar que o fato de pertencer ao povo de Deus seja privilégio que a separa dos outros; antes, é fonte de responsabilidade, pois, a vocação da comunidade é acolher todos como irmãos, testemunhando assim o projeto divino de reunir todos os homens.

Caríssimos em Cristo,

Mateus revela que é tempo do julgamento, e nada adiante ter fé teórica, pois, o julgamento se baseará nas opções e atitudes concretas que cada um assume. Os fariseus, com a falsa segurança de suas observâncias religiosas, e os saduceus, com suas intrigas políticas para conservar o poder, pertencem à estrutura que vai ser superada pelo Reino.

João Batista convida-nos a mudança radical de vida. Porque já se aproxima o Reino, que vai transformar radicalmente as relações entre homens e mulheres. “Converter-se, porque o Reino do Céu está próximo”. Pois, “esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor”.

Conversão é aderir ao Deus que veio e continua vindo ao nosso meio na pessoa de Jesus que se encarnou e se faz como nós. Converter-se é encarnar-se, como Jesus, na realidade do povo, lutando para restabelecer a justiça e relações capazes de gerar a nova sociedade. Encarnar-se na comunidade, nas pessoas, com seus valores e limitações, sem discriminar. Isso já é “estar no deserto, preparando o caminho do Senhor”.

Irmãos e irmãs,

O Advento é baseado na espera da vinda do Reino e a nossa atitude básica é acender e renovar em nós esse desejo e esse ânimo. Num tempo marcado pelo consumo, é preciso que afirmemos profeticamente a esperança. No âmbito pessoal, intensificando o desejo do coração e retomando o sentido da vida. Mas as esperanças são também coletivas: é o sonho do povo por justiça e paz. “O melhor da festa é esperar por ela”, diz o ditado popular. A espera e a preparação de um acontecimento é, do ponto de vista humano, tão importante quanto o evento. Daí a necessidade de fazermos uma avaliação do que significa e de como vivenciamos o Tempo do Advento em nossas comunidades. Que importância damos ao Tempo do Advento?

Caríssimos em Cristo Jesus,

Caminhando pelo deserto, ouve-se a voz que clama, preparando o caminho do Senhor, possamos afirmar e proclamar: É tempo do meu advento, da vinda surpresa no meio de vós. Por isso conclamo profetas, que ao longo da terra elevem sua voz... Que anuncie uma nova esperança de um Deus que é sempre presença. Que todos os homens conteste e no meio do povo se torne profeta. Eu quero que todos os homens caminhem segundo os critérios de Deus. Eu quero uma tal comunhão em que eu possa chamá-los de filhos meus. Eu quero as crianças sorrindo sempre ao ver nosso mundo surgindo. Eu quero esperança maior para aqueles que lutam por um mundo melhor...Por isso você é escolhido e a esse povo sofrido, será meu sinal".

Sejamos profetas e preparemos o nosso coração para acolhermos o Cristo e sermos seus sinais no mundo de hoje, meditando e praticando a Palavra, sendo verdadeiros pregadores no “deserto”, anunciando a chegada deste Reino que liberta e faz comunhão, que revigora nossa fé e caminhada rumo ao encontro do Pai Celestial. Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!