domingo, 19 de dezembro de 2010

Eis que uma virgem irá conceber...grávidos do Verbo Divino

Queridos irmãos e irmãs,
Neste Santo Domingo do Advento, lembrando e vivendo a espera de Maria, fortalecemos nossa espera para a “novidade” de Deus que chega para nós neste Natal. Demos glória ao Pai pela manifestação do seu Filho em nossa carne, fazendo com que toda a humanidade conheça e viva no dinamismo do seu amor e da sua fidelidade.

Irmãos e irmãs,
A ação do profeta Isaías é ir ao encontro do rei Acaz tranqüilizando-o, mostrando que não haverá perigo, pois, a promessa de que a dinastia de Davi será perene continua válida, desde que se coloque total confiança nas promessas de Javé.
O sinal prometido a Acaz é o seu próprio filho, do qual a rainha, a jovem está grávida. Esse menino que está pra nascer é o sinal de que Deus permanece no meio do seu povo, Emanuel, Deus-conosco. Mateus vê na jovem, a pessoa da virgem Maria, e no filho, a pessoa de Jesus.

Caríssimos em Cristo Jesus,
Paulo apresenta-se como todos os seus títulos: servo, apóstolo e escolhido, mostrando aos cristãos de Roma que ainda não o conhece, seu amor ao Evangelho. Portanto, sua missão é anunciar a boa notícia que Deus revela ao mundo, enviando Jesus Cristo para libertar os homens e instaurar o seu Reino. O ponto central desse Evangelho é, sem dúvida, a pessoa de Jesus na sua vida terrena, que o constituem Senhor do mundo e da história. A originalidade da missão de Paulo é conduzir os pagãos à obediência da fé, a uma submissão livre, que os faz viver de acordo com a vontade de Deus, manifestada em Jesus Cristo.

Amados em Cristo,
Mateus revela-nos Jesus, não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia nova história, em que os homens serão salvos, Jesus é o Deus que salva, de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade, livrando-nos dos pecados, redimindo-nos para uma vida nova.
Graças ao sim de Maria, Deus pode realizar seu plano de enviar seu Filho ao mundo. Foi grande desafio para Maria, mas ela aceitou a proposta e assumiu o desejo de Deus. Seguindo seus passos, com fé e esperança, somos convidados a “ler” e assumir os planos que o Pai celeste tem para cada um de nós: sermos colaboradores na obra da salvação que seu Filho nos trouxe. Assim, as promessas do Senhor reveladas por meio dos profetas se cumprem pela ação do Espírito Santo. Deus garante a continuidade da dinastia de Davi com o envio do Emanuel: Deus conosco.

Irmãos e irmãs em Cristo Jesus,
Próximos ao Natal do Menino-Deus em nossas vidas, a liturgia deste Domingo se concentra em torno desta Boa Notícia: Deus está conosco! Esse anúncio foi feito pelos profetas, apóstolos e servos de Jesus Cristo do passado, e continua sendo proclamado pelos que assumem o projeto do Pai hoje em nosso meio, fazendo a história ser revelada em nossas comunidades, paróquias, enfim, em nossa vida e caminhada terrena. Porquanto, o processo histórico e uma sociedade justa, iniciado por Jesus, está agora em nossas mãos. Quais são os frutos de justiça que estão para amadurecer?

Irmãos e irmãs,
Toda a preparação do Advento destina-se ao encontro com a pessoa divina do Menino-Deus. A esperança messiânica acalentada pelos profetas, a mudança de vida pregada por João Batista e a suavíssima proteção da Mãe de Deus conduzem-nos ao que há de mais importante em nossas vidas: o amor a Deus, por Jesus Cristo, daí decorrendo o amor ao próximo, especialmente aos mais necessitados, sem o que o nosso amor seria incompleto.
Os personagens principais do Advento são: Maria (testemunha privilegiada do mistério da encarnação); Isaías (o profeta da preparação); João Batista (o precursor).
Parece ser este o sentido do Natal: Deus invisível e incorpóreo desce até nós, não somente para tornar-se visível e nos visitar em nossa própria carne, mas para habitar conosco, de modo definitivo, fazendo-nos contemplar a sua glória. Que aprendemos e proclamemos: “Povo de Deus foi assim/ Deus cumpriu a palavra que diz/ Uma virgem irá conceber/ E a visita de Deus me fez mãe/ Mãe do Senhor nossa mãe/ Nós queremos contigo aprender/ A humildade, a confiança total/ E escutar o teu filho que diz: .../ Mãe do Senhor, nossa mãe/ Nós queremos contigo aprender/ Desapego, bondade, teu Sim/ E acolher o teu Filho que diz:.../ Mãe do Senhor, nossa mãe/ Nós queremos contigo aprender/ A justiça, a vontade do Pai/ E entender o teu Filho que diz:../ Mãe do Senhor, nossa mãe/ Nós queremos contigo aprender/ A verdade, a firmeza, o perdão/ E seguir o teu Filho que diz: Senta comigo à minha mesa/ Nutre a esperança, reúne os irmãos/ Planta meu reino, transforma a terra/ Mais que coragem, tens minha mão!’’
A luz do Salvador brilhará sobre nós. Advento é, pois, tempo de esperança, de expectativa pela certeza da vinda do Senhor. É tempo de aclamarmos: “Vem, Senhor Jesus!”. Fiquemos grávidos do Verbo Divino – Jesus! Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!