domingo, 21 de novembro de 2010

Cristo Rei dos Reis

Irmãos e irmãs, neste final de ano litúrgico, celebramos a festa de Cristo Rei. Que vencendo a morte nos convida a participar de seu reino construindo relações de fraternidade e solidariedade.

Queridos irmãos e irmãs, a Primeira Leitura faz referência a Davi, grande por ter conseguido reunir as dozes tribos. E assim é consagrado Rei em Hebron, na presença do Senhor, ungido por Ele, para apascentar e cuidar do rebanho, assim como o bom pastor. Jesus pelo sangue derramado, inaugura um povo novo, reunindo todo o universo.

Amados em Cristo, para animar os colossenses a permanecerem firmes na fé, Paulo cita um hino cristão, que canta a grandeza de Cristo: imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, cabeça da Igreja, princípio, o Primogênito dentre os mortos. Paulo serve-se desse hino para criticar qualquer doutrina que apresente como necessárias outras mediações salvíficas, além de Cristo. Cristo é o único mediador entre Deus e a criação, e só ele, através da cruz, é capaz de reconciliar Deus com as criaturas submetidas ao pecado, com toda a humanidade.

Caríssimos em Cristo, Lucas em seu Evangelho nos revela a face da Salvação em Cristo Jesus, Rei do universo. Temos ciência de que o povo que acompanhava Jesus queria conforme o hino: “um grande Rei, que fosse forte e dominador...”. Jesus. crucificado entre os criminosos, demonstra que o seu Reino é de paz, justiça, igualdade. O Reino de Jesus quebra o paradigma da intolerância e do ódio e instaura o amor. O letreiro da cruz, indicando a causa da condenação, proclama para todos a chegada da realeza que dá a vida.

Lucas traz um sentimento de o Reino se inicia na Cruz, e dele participa aquele que se converta. nos O “bom ladrão” com espírito de fé, faz mais que um pedido, é sim uma prece e, Jesus mostra toda a sua realiza Divina, dizendo que “hoje estarás comigo no Paraíso”. O Reino apresentado em Lucas começa na Cruz, é sinal de perdão, reconciliação em Cristo Jesus.

No momento em que tudo parece perdido, Jesus se mostra portador da salvação. Ele anunciou a salvação aos pecadores, durante a sua vida; Jesus não está sozinho na cruz. Acompanham-no todos aqueles que são condenados por uma sociedade que não aceita o projeto de Deus e que clamam: “Lembra-te de nós”.

Irmãos e irmãs, Lucas nos revela a contradição do sofrimento, do escárnio, daqueles que não acreditam; com a esperança da glória eterna, dos que vivenciam e compartilham ao dor do Verbo Divino Encarnado, Jesus, tendo a certeza do “paraíso”, simbolizando a inocência original.

Jesus é Rei que na dor, ama, perdoa, abraça a humanidade. Jesus é o Rei da bondade, misericórdia que acolhe o pecador arrependido, que não atira a primeira pedra. Jesus é o Rei das partilha e solidariedade, “multiplicando” os pães e peixes para alimentar o povo. Jesus é o Rei do amor, pois, salva a humanidade. Jesus é o Rei que caminha junto com o seu povo, como fez com os discípulos de Emaús, fazendo arder seus corações e abrindo-lhes os olhos para a entrega e a partilha que se dá pão sagrado, Jesus.

Caríssimos em Cristo Rei, Cristo Jesus, plenitude do divino no humano. A humanidade de Jesus se tornou visível o rosto do Deus invisível.Celebramos com grande alegria o triunfo desse homem que de seu rosto fez-se rei, Rei Jesus, rei de nossas vidas, cantando e proclamando: “Rei dos reis/ Cantarei Louvores a Ti/ Cantarei suas glórias em mim/ Em louvor a Teu santo nome/ Te celebrarei, oh, Rei/Com meu cantar/Exaltar-te-ei em meu falar/ Consagrarei todo o meu ser/Digno, digno és/ Toda honra e toda glória/Pois Tu és Deus Bendito/ Digno e único és!/Toda terra se dobra ao sentir/ Tua face resplandecente/a nos envolver/Com Teu amor!”

Celebrando a grande festa do Cristo Rei, ele que veio para governar nossas vidas pautado no amor, na caridade, na verdade e na justiça, revela-se no rosto do Cristo vivo o seu poder de grande rei para cada um de nós, proclamando: “Pai do Céu / Obrigado por nos ter dado um rei tão amável/Obrigado por nos ter guiado/ com palavras de vida eterna/ Obrigado por nos amar como filhos e filhas./ Ajude-nos senhor, /a viver cada palavra ensinada/ pelo nosso rei Jesus Que elas fortaleçam nossa vida/E nos faça ser seguidores dos seus passos. Que como súditos, / Possamos cada vez mais/ Assemelharmos-nos ao nosso rei.''Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!