domingo, 17 de outubro de 2010

perseverar na oração


Queridos irmãos e irmãs,
Deus jamais abandona seus filhos escolhidos. Aprendendo com a Palavra que nossa perseverança vence os obstáculos da caminha rumo ao Pai. Celebramos em Cristo Jesus, a vida de todos aqueles que lutam por justiça, que não se deixam abater pelas inconstâncias da vida e buscam anunciar a Palavra, com voz missionária.

Irmãos e irmãs,
A primeira leitura mostra-nos a luta perseverante do povo de Deus, simbolizado pela ação de Josué, aliada a aliança com Deus, através da oração, do braço erguido de Moisés. Os amalecitas, simbolizam os obstáculos que dificultam a construção de uma sociedade justa.
Celebram-se assim gestos de vitória na caminhada do povo, percebendo que Deus está a seu lado. O povo, na sua caminhada para a liberdade e a vida, encontrará sempre esses obstáculos, que poderão ser vencidos com a ajuda de Javé, pela intercessão de Moisés e a luta corajosa de Josué.

Amados em Cristo,
A Bíblia é a vida do povo de Deus e herança do cristão. Em todas as circunstâncias ilumina a nossa caminhada de comunidade e aponta-nos como luz o que ainda precisa ser feito para concretizar o projeto de Deus. Quem anuncia o Santo Evangelho deve contar com a perseguição, permanecendo fiel à palavra de Deus contida na Sagrada Escritura: nela se encontra o alimento da fé e a força para o testemunho. A missão é em primeiro lugar, anunciar o Evangelho, a fim de que sirvamos ao único Deus vivo. Paulo conclama a sermos discípulos seguidores da palavra, escrita por inspiração divina, fazendo de nossas vidas uma permanente esforço em evangelizar, anunciando a boa nova que é a vida em Cristo Jesus.

Caríssimos,
O evangelho mostra-nos como a viúva fez para conseguir justiça. Insistência e perseverança só existem naqueles que estão insatisfeitos com a situação presente e, por isso, ao desanimam; do contrário, jamais conseguiriam alguma coisa. Deus atende àquele que, através da oração, testemunham o desejo e a esperança de que se faça justiça. A comunidade não está só no esforço de obter vida, porque Deus é seu aliado e vai fazer justiça a seus eleitos. Quando rezamos estamos mais perto de Deus e, por conseqüência, dos irmãos em Cristo que nos ama. A vida em permanente oração nos revela a verdadeira face do Pai que escuta voz do seu povo, que clama por justiça. Por isso, a oração deve ser uma constante em nossa caminhada cristã.

Irmãos e irmãs em Cristo,
A oração é uma experiência de intimidade, que nos aproxima de Jesus, em que o mais importante é deixarmo-nos amar por Deus. É esse Amor que nos aponta o caminho que cada um de nós é chamado a seguir. A oração não nos afasta do mundo. A oração aproxima-nos do mundo. A oração ajuda-nos a perceber qual é o nosso lugar neste mundo. À medida que vamos conhecendo melhor Jesus, vamos aprendendo a olhar de um modo cada vez mais agradecido e humilde para a realidade.
Na oração, para além de deixarmos que Jesus se aproxime das nossas vidas, somos convidados a comungar de um modo especial os sonhos e as ansiedades de toda a humanidade e de cada uma das pessoas que faz parte da nossa história, crendo num mundo novo, agindo para a construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

Caríssimos,
Perseverar na fé, acreditar na promessa do Pai em Cristo Jesus, que convida-nos para vida plena, vida em abundância através da oração, neste mês que transborda amor missionário significa estar na luta em favor dos pobres, daqueles que necessitam com fome e sede justiça. E esta luta só tem sentido iluminada pela presença de Cristo em nossas vidas, com o poder da oração, que continua libertando o povo escolhido. Possamos cantar e proclamar: “o céu inteiro está rezando por ti, se for preciso, nós estamos aqui. Anjos e santos intercedem por ti e se preciso for, estamos aqui. Se a cruz te parece pesada demais, sê fiel e não perca a esperança da paz. Não esqueça que o amor que emana de Deus não vai se acabar. Se o mundo te humilha e te faz dizer não, Crê em Deus e Ele vai te mostrar sua direção. No extremo da dor, o teu Deus segurou forte a tua mão”.
Façamos em nossas vidas, momentos de oração, pessoal e comunitária, perseverando em prol daqueles que precisam de justiça e paz. Não separando o nosso rezar, de nosso caminhar. Assim como Deus que não fica indiferente as orações de seu povo fiel, quem reza não fica indiferente ao clamor do Povo. Pois, a música nos inspira: “Orar é amar, orar é pedir. Eu estou orando por você. Eu estou pedindo por você... Creia, eu vou orar com muito amor. Sabendo que Deus vai me ouvir”. Assim ao perseveramos na oração, deixamos espaço aberto para que Deus haja em nossas vidas. Assim seja! Amém.

Um comentário:

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!