domingo, 10 de outubro de 2010

Jesus Mestre, salvai-nos pela fé


Queridos irmãos e irmãs,
Louvado seja sempre nosso Senhor Jesus Cristo!
Neste Domingo, somos apresentados e confirmados na missão, com a misericórdia do Pai e a bondade de Jesus, nosso irmão e Salvador. Aprendamos a confiar no Senhor aquilo que não podemos realizar e a sermos gratos pelas maravilhas que Deus nos oferece.

Irmãos e irmãs,
A terra de Israel é sagrada, porque é a terra que Javé deu ao seu povo, para este realizar o projeto de vida. Dessa forma, o único Deus que pode curar é Javé, pois, Ele está ligado um povo, a uma terra e a um projeto, onde a vida prevalece. O profeta Elias realiza sinais que mostram a presença de Deus no meio do seu povo, vítima de um sistema que causa mais opressão do que libertação. Ao ser curado, pelo Deus de amor, após mergulhar nas águas da perfeição, acreditando nas promessas do Pai, o estrangeiro aprende que a vida é dom de Deus, e não objeto de troca, por isso, reconhece que o único Deus é Javé, que nos acolhe para celebrar o seu amor.

Caríssimos,
Paulo convida Timóteo e nos convida neste mês missionário a viver como testemunha de ressurreição. Cristo se mantém fiel, apesar de nossos conflitos e fraquezas, pois, Ele não nega a si mesmo. Paulo exorta para recordarmos e cantarmos o nosso compromisso batismal, com uma prática que seja coerente com a fé recebida.

Amados em Cristo,
O Trecho de Lucas ilumina o caminho da nossa fé e ao mesmo tempo, questiona-nos: O que significa viver a fé no meio dos inúmeros marginalizados de nosso país? Ela nasce do clamor dos empobrecidos, na esperança do Deus libertador; põe-nos a caminho com Jesus, confiantes em sua palavra; e se traduz na gratidão.
O Evangelho revela-nos que todos foram curados, mas somente o samaritano retorna, agradecendo, glorificando o Santo nome do Senhor. É este o ponto alto da narrativa de Lucas, a fé do samaritano. É fé madura, nasce da esperança, cresce na obediência à palavra de Jesus e se na manifesta na gratidão. Com isso, aquele que era considerado estrangeiro, desprezado, não só recebe a cura, mas é salvo, Jesus diz: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. Sua vida chega à plenitude, ao reconhecer que em Jesus o amor de Deus leva aos homens a viver na alegria de gratidão. A vida que Deus dá em Jesus Cristo é gratuita, é graça e vem para todos. A salvação para todos, oportuniza, o mergulho em águas purificadoras, de modo que, proclamemos nossa fé em Cristo Jesus, que liberta-nos dos males físicos e espirituais.

Irmãos e irmãs em Cristo,
O mestre Jesus, não ficou indiferente ao sofrimento, teve compaixão, compartilhou o sofrimento dos doentes que vieram ao seu encontro. É o grito do povo prostrado ao longo do caminho. É o grito do pobre explorado. É o grito da pessoa desesperada, em dificuldades. É o grito do pecador, que clama pela cura e salvação. É o mesmo grito do povo que hoje clama por um mundo e que sempre conserva a esperança: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”. É o grito da esperança.
Jesus conhece a tua história. Ele vê as tuas fraquezas, talvez sejam muitas. Quem sabe, te encontras em dificuldades, talvez estás sofrendo por diferentes motivos e este seja o melhor momento de encontrar a Deus, caminhar com Jesus e ser salvo. Que queres que Jesus faça por ti? De que mal pode Ele te curar?

Caríssimos,
Nossa missão é por uma terra onde se manifesta o Deus da vida, pedacinho de chão que lembra o Deus verdadeiro, aquele que dá a vida para todos. Isso acontece quando as pessoas “são homens de Deus” e criam entre si relações de gratuidade. Confiantes no amor do Pai que nos purifica em nossos caminhos, cura e nos salva, com ardor missionário, afirmamos: “Eu andei pelas vilas, apontei as saídas como o Pai me pediu. Portas eu cheguei para abri-las, eu curei as feridas como nunca se viu...Fala, Senhor, na nossa voz, em nossa vida. Nosso caminho então conduz, queremos ser assim. Que o pão da vida nos revigore em nosso "sim””.
Que tua presença santificadora nos impulsione em nossa ação evangelizadora nestes tempos de turbulência, louvando e cantando: “Javé o Deus dos pobres e do povo sofredor aqui nos reuniu...pra nos dar esperança e contar com sua mão na construção do reino, reino novo, povo irnão. Cura os corações feridos, mostra ao povo o seu poder, dos pequenos e defesa: deixa a vida florecer!”. Jesus mestre, salve seu povo que clama por ti! Assim seja! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!