sábado, 17 de julho de 2010

Maria escolheu a melhor parte

Irmãos e irmãs recordamos neste Domingo Santo, o encontro de Jesus com Marta e Maria. Ao mesmo, contemplamos Abraão com sua hospitalidade e somos convidados por Paulo na missão do Reino.

Celebramos, pois, o sonho de tantas Marias que acolhe Cristo Jesus, na esperança de um mundo novo.

Caríssimos em Cristo Jesus, Abraão com sua atitude solicita, exemplifica para cada um de nós, o sentido da acolhida aos irmãos e irmãs que passam pelo nosso caminho, que batem à nossa porta. Abraão coloca-se a serviço, não mede esforços para atender aqueles que precisam de sua ajuda e recebe a graça de sua esposa ter um filho. Mostra-nos que quando acolhemos Deus, salvador da humanidade, somos também escolhidos para viver a plenitude da salvação.

Queridos irmãs e irmãos, o Evangelho de Lucas, revela-nos, que ao visitar a casa de Marta e Maria, Jesus se manifesta em Maria que o acolhe, enxugando seus pés e acolhendo a Palavra. Marta, ao contrário simboliza todo aquele que não tempo para Jesus, justificado pelos muitos afazeres que temos em suas vidas. Em suas preocupações, Marta não consegue perceber o essencial, a presença santificadora de Cristo Jesus que nos leva ao seu encontro, concedendo-nos a graça de viver o seu amor.

Meus irmãos e irmãs, Maria com sua atitude de contemplação e oração, deixa Jesus revelar-se em sua caminhada. Com sua acolhida nos ensina o que todo discípulo autêntico, acolhe e vive a Palavra.

Caríssimos, quem acolhe as pessoas, está acolhendo Deus que dá a vida e Cristo que se faz presente na caminhada junto ao seu povo. Nosso serviço deve estar a favor de Jesus na pessoa de nossos irmãos e irmãs.

Que a exemplo de Paulo, iluminados pelo forte sentido pastoral da Palavra, o cristão deve assumir a missão e anunciar a Palavra de Deus que nos revela que “Jesus Cristo é a glória esperada e está entre nós” e faz com que acolhamos os pobres em nossas comunidades, como Maria que escolhe a melhor parte.

Assim seja! Amém.

Um comentário:

  1. Maravilhosas e sábias palavras! Realmente somos as "Marias" quando nos tornamos mães, catequistas, participantes ativas na divulgação dos ensinamentos dos nosso Grande Mestre Jesus através de trabalhos nas pastorais, enfim quando colocamos ELE como mola propulsora da nossa vida! Que Deus abençoe todas as "Marias" e também aqueles que como você Joel interpretam e divulgam tão bem a Palavra de Deus. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!