quinta-feira, 21 de abril de 2011

Instituição da Eucaristia



São Mateus registrou no seu Evangelho este momento: “Durante a ceia tomou Jesus um pão, pronunciou a fórmula da bênção, partiu-o, e, dando-o aos discípulos disse: Tomai e comei; isto é o Meu corpo. Tomou depois um cálice, deu graças, e, passando-lho, disse: Bebei todos dele, porque isto é o Meu sangue do Testamento, derramado por muitos em remissão dos pecados” (Mt. 26, 26-28).
São Paulo na sua Primeira Carta aos Coríntios escreveu: “É que eu recebi do Senhor o que precisamente vos transmiti: O Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou um pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: Isto é o Meu Corpo, que é para vós; fazei isto em minha memória”. Depois de jantar, fez o mesmo com a taça, dizendo: “Esta taça é a Nova Aliança no Meu Sangue. Fazei isto, sempre que o beberdes, em Minha memória” (11, 23-25). S. Paulo com as palavras escreve:
“Fazei isto em minha memória”.
Jesus verdadeiramente está presente na Hóstia Consagrada. Jesus está realmente presente na menor fracção de uma Partícula Consagrada, em todos os sacrários do mundo. Ele apresenta-se escondido numa partícula de pão num pouco de vinho misturado com poucas gotas de água. Nesta simplicidade Ele esconde todo o seu poder e a sua divindade. A Eucaristia é a maior renúncia de Cristo, Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavra em mim agradece, pois seu comentário é muito importante para a nossa caminhada dialógica.
Obrigado!